Outubro/2025
O ambiente digital em ciências humanas, que se mostra, ao mesmo tempo, inovador e desafiador para a produção e disseminação de conhecimento, será tema de eventos no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de outubro de 2025.
Humanidades Digitais
Na quarta-feira, 29, entre as 9h30 e 15h, o II Seminário de Humanidades Digitais debaterá a evolução da comunicação na série de palestras “Do Analógico ao Digital: Perspectivas e Desafios para a História das Ciências”. Os palestrantes vão mostrar que o ambiente digital tem ampliado as possibilidades de pesquisa nas ciências humanas — e, em especial, na história da ciência — ao oferecer um volume crescente de documentos digitalizados e ferramentas que facilitam a busca, a análise e a gestão de informações.
Ao mesmo tempo, essa transformação tem suscitado novos desafios técnicos e conceituais, exigindo reflexão crítica sobre os modos de produção, circulação e preservação do conhecimento.
Acervos audiovisuais e História Oral
Na quinta-feira, 30, também a partir das 9h30, no auditório Ronaldo Mourão, será realizada a 3ª Oficina de Acervos Audiovisuais e Relatos em História Oral, que discutirá as possibilidades de remontagem, num trajeto teórico e prático para a exploração das possibilidades de imagens de arquivo. Também será proposta uma reflexão sobre a criação da nossa memória coletiva.
Serão apresentadas as técnicas mais comuns de reemprego de imagens, discutindo seus impactos na construção de narrativas históricas, bem como os conflitos éticos e as implicações sociais provocados por uma ressignificação, partindo do entendimento de que a força dos arquivos reside em seu poder de provocar reflexões e produzir um novo olhar sobre o passado, sedimentando sua relação com o instante vivido.
Ao final da oficina, os participantes serão incentivados a elaborar um roteiro de remontagem documental sobre alguns trechos do amplo arquivo digitalizado do Mast. Um mesmo conjunto de imagens será explorado para dar origem a múltiplas narrativas, revelando que os sentidos nunca estão fixados no material em si, mas na forma como ele é mobilizado, articulado e interpretado.
História digital da ciência e tecnologia: práticas e conceitos

Marta de Almeida
A professora e pesquisadora titular do Mast Marta de Almeida explica que os eventos foram iniciados há alguns anos e estão relacionados com projetos de pesquisa desenvolvidos na Coordenação de História da Ciência e da Tecnologia do MAST. Um deles é o projeto aprovado pelo CNPq e coordenado pelo professor Alfredo Tolmasquim intitulado História Digital da Ciência e Tecnologia: Entre Práticas e Conceitos, que analisa como os meios digitais impactam e transformam as formas de produzir e disseminar o conhecimento em história da ciência e tecnologia, expandindo suas fronteiras e considerando fenômenos contemporâneos como big data, inteligência artificial e fake news, além de fornecer subsídios para elaboração de diretrizes para documentos nato-digitais na preservação de arquivos de importância para a história da ciência e tecnologia.
Outro projeto envolvido é Vozes da Ciência no Brasil, coordenado por Marta de Almeida, que possibilitou a identificação de parte do acervo audiovisual e sonoro existente na instituição e vem colaborando no processo de organização, sistematização e articulação entre os materiais existentes, permitindo não só maior acessibilidade e divulgação de seus conteúdos, como também reflexões teórico-metodológicas sobre a produção de novas fontes sonoras e audiovisuais, seus usos e interpretações.
Marta conta que as edições anteriores foram realizadas em 2021 e, apesar de serem eventos autônomos, são organizados em parceria diante dos interesses comuns e sensíveis como o ambiente nato-digital, produção de fontes audiovisuais e entrevistas com a metodologia da história oral. Segundo ela, o objetivo maior tem sido o de ampliar o diálogo com especialistas e outras instituições de pesquisa a respeito do ambiente digital que se mostra, ao mesmo tempo, inovador e desafiador para a produção e disseminação de conhecimento em ciências humanas, e também partilhar um pouco das experiências e questões advindas das pesquisas em andamento na Coordenação de História da Ciência e da Tecnologia do Mast.
“Esse ano há uma inovação comparado aos eventos anteriores em virtude da oficina oferecer uma atividade prática de elaboração de roteiros com parte dos acervos audiovisuais digitalizados na instituição, possibilitando ao participante perceber o potencial deste material para a construção de novas produções audiovisuais contemporâneas e, ao mesmo tempo, refletir sobre a importância da preservação de acervos em suportes analógicos na área de história da ciência”, explica a pesquisadora.
Os eventos são abertos a todos os interessados em refletir sobre as mudanças ocorridas com as humanidades digitais Ambos serão presenciais, mas gravados e algumas das palestras serão disponibilizadas posteriormente nas redes e canais do Mast.
Haverá certificados de presença para os que desejarem. Para a oficina é necessária inscrição prévia, para melhor organização da atividade. Inscreva-se gratuitamente aqui.
Programação:
Dia 29 de outubro:
II Seminário de Humanidades Digitais: Do Analógico ao Digital: Perspectivas e Desafios para a História das Ciências
9:30 – Palestra de abertura
Thiago Nicodemo (Arquivo Público do Estado de São Paulo – Centro de Humanidades Digitais da UNICAMP)
10:30 – Mesa Desafios do ambiente digital
Acervos e Algoritmos: processamento, classificação e análise de arquivos pessoais no CPDOC
Juliana Marques (MAST; CPDOC/FGV) & Álvaro Justen (Pythonic Café)
As humanidades digitais enquanto campo de reflexão crítica
Luísa Lobato (Laboratório de Humanidades Digitais / PUC‑Rio)
12:00 – Almoço
14:00 – Das Estantes ao Ciberespaço: Organização do Conhecimento e a
Complexa Identidade da História da Ciência
Ana Maria Alfonso Goldfarb & Márcia Ferraz (Núcleo de Humanidades para Ciência e Tecnologia da PUC-SP)
15:00 – Mesa Pesquisa e preservação em ambientes digitais
Os desafios da preservação e do acesso das fontes digitais
Cláudia Lacombe (Arquivo Nacional)
Reuso de acervos digitais científicos e culturais
Luis Fernando Sayão (CNEN)
Dia 30 de outubro
3ª Oficina de Acervos Audiovisuais e Relatos em História Oral
9:30 – Introdução à preservação audiovisual
Nicholas Andueza (Central Técnica da Cinemateca do MAM/RJ e PUC/RJ)
10:30 – Mesa: Relatos de História Oral
Alyne dos Santos Goncalves (INMA/ES)
Lucas Erichsen (INMA/ES)
Anmily Paula Martins (LNCC/RJ)
12:00 – ALMOÇO
14:00 – Oficina Roteiro de Montagem
Equipe Vozes: Agda Lima Brito (MAST), Marta de Almeida (MAST) e Sayd Mansur (MAST)