Maria Palmira Macedo Tito de Morais e os limites da Fundação Rockefeller

Abril/2024

Maria Palmira Macedo Tito de Morais

Estudos recentes demonstram ressalvas da Fundação Rockefeller ao financiamento de bolsistas declaradamente comunistas, ou mesmo suspeitos dessa orientação política, no século XX. Porém, a participação da família Tito de Morais em movimentos democráticos e socialistas (ou comunistas) não gerou represálias da Fundação Rockefeller à enfermeira portuguesa Maria Palmira Macedo Tito de Morais (1912-2003). 

A enfermeira foi bolsista da Fundação Rockefeller em dois momentos: entre 1936 e 1939, com a ampliação do financiamento para a formação de europeus na América do Norte, e entre 1958 e 1961, quando a agência filantrópica internacional, anteriormente direcionada à saúde pública, favoreceu a formação de profissionais no campo das ciências biomédicas. 

A trajetória internacional de Maria Palmira durante o Estado Novo português é o tema de uma análise de Ricardo dos Santos Batista, professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado da Bahia, publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023).

No artigo Os limites do financiamento de bolsistas da Fundação Rockefeller: Maria Palmira Macedo Tito de Morais e a enfermagem internacional, 1936-1966, o autor analisa a sua primeira viagem aos Estados Unidos e as dificuldades encontradas por mulheres portuguesas no acesso à formação profissional, assim como aborda os conflitos na sua segunda viagem formativa, na década de 1950, e as frustrações da Fundação Rockefeller sobre a impossibilidade de controlar os destinos dos profissionais que financiou.

“Propor um caminho para si diferente daquele trilhado por mulheres portuguesas, especialmente durante o primeiro financiamento, tinha também seu preço, seus medos, suas inseguranças. Embora Maria Tito de Morais não tivesse plena consciência disso, ela era disputada por duas organizações internacionais, o que revela a competência de mulheres que atuaram incisivamente na construção do conhecimento internacional sobre saúde”, conclui Batista.

Leia o artigo na íntegra na revista HCS-Manguinhos:

Os limites do financiamento de bolsistas da Fundação Rockefeller: Maria Palmira Macedo Tito de Morais e a enfermagem internacional, 1936-1966, artigo de Ricardo dos Santos Batista, História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023).