Abril/2025
Vivian Mannheimer | Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Editatona Wikipedia na revista HCS-Manguinhos. Foto: Vitor Vogel (Ascom/COC/Fiocruz)
No dia 25/03, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, publicada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), participou de uma iniciativa voltada para a divulgação do conhecimento científico: uma “editatona” na Wikipédia. A oficina, ministrada por Juliana Cunha, assistente de projetos da Wikimedia Brasil, teve como objetivo ampliar a presença de artigos da publicação científica na enciclopédia digital, reconhecida como uma das principais fontes de informação online.
Durante a maratona de edição, foram criados e aperfeiçoados verbetes relacionados à História das Ciências e da Saúde, como nomes de cientistas mulheres que publicaram na revista ou que foram tema de artigos. A ação contribuiu para fundamentar os verbetes com informações confiáveis e fortalecer o compromisso da Revista, e da COC, com os princípios da ciência aberta.
De acordo com Roberta Cerqueira, editora executiva de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, a participação da revista no Movimento Wiki é importante para o trabalho de divulgação que vem sendo realizado nas mídias digitais desde 2013 e para a visibilidade de artigos antigos que ainda não foram divulgados.
“Temos um planejamento de divulgação com o objetivo de abrir o conhecimento da revista para diversos públicos. Estar no projeto da Wikimedia é fortalecer nosso posicionamento, que também é o da Casa de Oswaldo Cruz, e da Fiocruz em geral, de publicação em acesso aberto e de conhecimento livre”, disse.
Além da equipe da revista História Ciências Saúde-Manguinhos, também participaram da atividade profissionais da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde (BHCS) e da Assessoria de Comunicação da unidade. A iniciativa faz parte de uma série de ações da Casa relacionadas ao movimento wiki, a partir de uma parceria firmada com a Wikimedia Brasil em 2023. De lá pra cá, já foram realizadas outras maratonas de edição na Wikipédia. Também já foi oferecido um curso livre, coordenado por Marcus Vinicius da Silva, da BHCS, com o objetivo de formar profissionais que atuam nas áreas de documentação, arquivos e museus, para a implementação de projetos Wikimedia.

Grupo que participou da atividade. Foto: Vitor Vogel (Ascom/COC/Fiocruz)
O próximo passo será a disponibilização no Wikimedia Commons de mais de 400 livros da coleção Oswaldo Cruz, um acervo relevante para a Historia das Ciências e da Saúde tanto no contexto nacional como no internacional. Em relação às próximas atividades da revista, Marcus Vinícius Silva destaca a disponibilização dos metadados dos artigos científicos (autoria, ano de publicação, palavras-chave, resumo, entre outros) no Wikidata em acesso livre.
Leia também:
Quando a divulgação pauta a própria revista

Ciência aberta para quem?

Periódicos de humanidades tecendo rumos da divulgação científica

Rio de Janeiro é o estado brasileiro com mais periódicos de História

Ciência aberta: além de produtos, processos
Editores de periódicos de ciências sociais e humanas contam suas experiências com ciência aberta no evento em comemoração aos 30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.
Usos e limites da Inteligência Artificial Generativa na comunicação científica

Ciência aberta na Fiocruz: um “ecossistema”

A pesquisa como bem público, e não como mercadoria

Ciência aberta e os periódicos de ciências humanas: o evento online dos 30 anos da HCS-Manguinhos
História nas redes sociais amplia públicos e acesso ao conhecimento

HCS-Manguinhos: fonte fundamental de bibliografia

Jaime Benchimol: “Tiro o chapéu em homenagem à bravura da equipe de HCSM”

Charles Pessanha: um cientista em defesa da publicação científica brasileira

“HCSM é um espaço aberto a convivências de diversas perspectivas”, afirmava Paulo Gadelha em 1994

Trinta anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Participe!
