José Roberto Ferreira: da saúde internacional à saúde global

Agosto/2025

José Roberto Ferreira. Foto: Opas

Neste 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, destacamos o artigo José Roberto Ferreira: um intermediário entre a saúde internacional e a saúde global, 1959-2019, publicado na atual edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 32, 2025). A data marca o nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, em 5 de agosto de 1872.

O artigo apresenta a importância do médico brasileiro José Roberto Ferreira (1934-2019) para as discussões, nos âmbitos nacional e internacional, a respeito da formação de profissionais da saúde e de suas contribuições para a construção de uma proposta crítica para a cooperação Sul-Sul em saúde.

No artigo, Erica Kastrup, analista de Cooperação Internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde/Fiocruz, Analice Pinto Braga, assessora de Relações Internacionais da Fiocruz, e Gabriel Lopes, pesquisador em estágio pós-doutoral da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e novo coeditor científico da revista HCSM, apresentam três fases na trajetória de Ferreira: a formação e os primeiros trabalhos no campo da educação (1959-1969); suas experiências internacionais e contatos com figuras importantes da medicina social latino-americana (1969-1996); e o seu trabalho na Fiocruz no âmbito da política externa para desenvolvimento da cooperação estruturante em saúde (1996-2019).

Os autores afirmam que Ferreira defendia que a educação em saúde, desenvolvida com base em realidades particulares de países menos desenvolvidos, seria um caminho para a emancipação.

Leia na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos: 

Cooperação internacional em saúde: o caso da Fiocruz, artigo de José Roberto Ferreira, Claudia Hoirisch, Luiz Eduardo Fonseca e Paulo Marchiori Buss (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 23, n. 2, abr/jun 2016)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Fiocruz lamenta morte do médico José Roberto Ferreira

Ele foi cofundador e coordenador adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). Em HCS-Manguinhos, publicou com colegas o artigo Cooperação internacional em saúde: o caso da Fiocruz, no qual defende que o fortalecimento sustentável da componente pública dos sistemas nacionais de saúde requer reforço dos institutos nacionais de saúde, das escolas de saúde pública e de formação de pessoal técnico