Jaime Benchimol: “Tiro o chapéu em homenagem à bravura da equipe de HCSM”

Julho/2024

História, Ciências, Saúde – Manguinhos cresceu em tempos de vacas gordas, e resistiu bravamente aos tempos adversos do governo fascista de Jair Bolsonaro, cujos esbirros fizeram de tudo para estrangular a revista, privando-a de recursos e até mesmo – suprema covardia! – de seu vínculo com a área de História, que é o centro de gravidade desta publicação reconhecida como veículo relevante por muitas outras áreas do conhecimento. Hoje ela navega em águas mais tranquilas, mas, como editor veterano, eu tiro o chapéu e me curvo em homenagem à bravura e competência da equipe e também do editor que me sucedeu. Longa vida a História, Ciências, Saúde – Manguinhos

Jaime Larry Benchimol, julho de 2024

Jaime Benchimol no evento de 25 anos de HCSM, em 2019

Editor da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos por quase 20 anos, até 2015, o historiador Jaime Larry Benchimol, pesquisador da Casa da Oswaldo Cruz/Fiocruz, é um dos participantes da mesa de abertura do evento Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas, que será realizado em comemoração aos 30 anos da revista no campus da Fiocruz do Rio de Janeiro em 7 e 8 de agosto de 2024.


 

“Se há um mérito que não se pode negar à revista hoje celebrada é a de ter sido uma poderosa alavanca na constituição e amadurecimento desse campo transdisciplinar da história das ciências da vida e da saúde, que tem a história como sua espinha dorsal mas com interfaces com dezenas de campos do conhecimento, como atestam os honrosos qualis ostentados pela revista”, afirmou, há cinco anos, quando comemorávamos os 25 anos da revista e nem imaginávamos a Covid que vinha pela frente. 

Segundo o historiador, a Fiocruz deu a HCS-Manguinhos uma condição privilegiada em comparação a outras revistas das ciências humanas, “não só pelo aporte de recursos e logística, mas por ser uma instituição riquíssima em áreas disciplinares diversas que Manguinhos entrelaça e historiciza”, disse, no evento passado. Ele também destacou o papel do SciELO – Scientific Electronic Library Online, pelo enorme impulso que deu ao alcance, à visibilidade e à profissionalização da revista.

O evento Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas será transmitido pelo You Tube: https://www.youtube.com/@casadeoswaldocruz/streams

Saiba mais e veja a programação: 

A ciência aberta e os periódicos de ciências humanas