Intercâmbios entre Brasil e EUA (1937-1945) são pauta do Encontro às Quintas

Maio/2019

A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Simone Kropf apresentará a palestra Circuitos da boa vizinhança: ciência, diplomacia cultural e intercâmbios educacionais entre Brasil e Estados Unidos (1937-1945) na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento será realizado no dia 23/5, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ). O evento é aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Ao longo dos anos 30, a escalada do nazifascismo e a iminência da guerra na Europa intensificaram os debates sobre a cooperação educacional e cultural como instrumento  de aproximação entre os Estados Unidos e seus “vizinhos” ao sul. Criado em 1937 para fomentar as relações culturais entre os dois países, o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU) propôs um programa de bolsas para intercâmbio que seria apoiado pela Universidade de Michigan, ávida por canalizar ao meio-oeste dos EUA o fluxo crescente de estudantes e professores latino-americanos que buscavam o país.

A apresentação no Encontro às Quintas analisará o intrincado processo de construção do Brazilian Fellowship Program (Universidade de Michigan-IBEU), examinando a rede de atores, temas e interesses envolvidos e as práticas e sentidos particulares dessa experiência face à dinâmica mais ampla das relações culturais nas Américas no contexto da Segunda Guerra Mundial.

“Este é um caso que nos leva a refletir sobre as dinâmicas concretas de negociações, obstáculos, tensões e contingências que caracterizam a circulação transnacional de conhecimentos, pessoas e ideias. Além disso, nos permite examinar como a ciência e os intercâmbios educacionais foram um elemento fundamental da diplomacia cultural interamericana e do processo de ‘americanização’ da sociedade brasileira”, explica Simone Kropf.

Encontro às Quintas

Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Tema: Circuitos da boa vizinhança: ciência, diplomacia cultural e intercâmbios educacionais entre Brasil e Estados Unidos (1937-1945)
Convidada: Simone Kropf (PPGHCS)
Data: 23/05
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3882-9095 | E-mail: historiasaude@coc.fiocruz.br

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Simone Kropf e Joel Howell publicam artigo sobre Frank Wilson e a cardiologia brasileira durante a II Guerra
Publicado no Journal of the History of Medicine and Allied Sciences, é o primeiro artigo resultante da colaboração da Universidade de Michigan com a Casa de Oswaldo Cruz

Leia em HCS-Manguinhos:

Medicina, ciência e poder: as relações entre França, Alemanha e Brasil no período de 1919 a 1942, artigo de Magali Romero Sá, Jaime L. Benchimol, Simone Kropf, Larissa Viana e André Felipe Cândido da Silva (v.16, n.1, jan./mar. 2009)