Institutos privados de pesquisa pura?
Em junho de 1943, um golpe de Estado na Argentina deu início a um processo de confrontos entre cientistas e o governo militar. Muitos cientistas perderam seus empregos nas universidades, incluindo o grupo liderado pelo fisiologista Bernardo Houssay, que estava a caminho de obter o Prêmio Nobel de Fisiologia em 1947. A partir desse momento, este grupo de médicos dedicou-se a criar uma série de institutos de pesquisa privados, apoiados por filantropos locais e a Fundação Rockefeller. Este processo continuou durante o governo democrático de Juan Perón (1946-1955).
Vol 65, No 1, 2013). No artigo, os autores analisam o processo de criação dessas instituições, suas motivações e objetivos.
A revista também traz artigos em outros temas de interesse dos leitores de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, como as vacinas contra febre hemorrágica desenvolvidas na Argentina entre 1958 e 1990 e as reações populares.
Outro tema desta edição é a história cultural das emoções como corrente historiográfica. Acesse em http://asclepio.revistas.csic.es/index.php/asclepio/issue/view/48
“Institutos privados de investigación “pura” versus políticas públicas de ciencia y tecnología en la Argentina (1943-1955)” é o título de um artigo publicado no último número da revista espanhola Ascleplio (