Inscrições de trabalhos para Congresso RedPOP no Brasil vão até 7 de fevereiro! 

Janeiro/2023

Clique para inscrever um trabalho no congresso

Será no Brasil, de 10 a 16 de julho de 2023, a 18ª edição do Congresso RedPOP, com o tema “Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência”. O Congresso acontecerá no Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e as inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 7 de fevereiro.

Os trabalhos podem ser classificadas em cinco modalidades – apresentação individual, feira de ideias, intervenção artística e científica, mesa-redonda e/ou minicurso – e 12 áreas temáticas. 

Para Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, a América Latina vem passando por transformações nos últimos anos que têm evidenciado a importância de valorizar a diversidade dos povos originários. Nesse sentido, o tema “Vozes diversas” incorpora essa diversidade de vozes na construção do conhecimento científico associado aos saberes populares. “Há um movimento da Fiocruz de valorização do diálogo com a sociedade, que pode contribuir muito para essa discussão mais inclusiva”, conta.

A proposta dessa edição é construir um congresso diverso, que inclua programações acadêmicas, artísticas e interativas sobre os mais variados temas importantes para a divulgação científica, como formação de divulgadores, relações de gênero e étnico-raciais, acessibilidade e inclusão e democracia, cidadania e sociedade.

Acesse o Manual de submissão de trabalhos e mais informações como datas, local, submissão de propostas de trabalho e outras novidades no site oficial do evento: https://redpop.fiocruz.br/ 

Mais informações pelo e-mail inscricao.redpop@fiocruz.br.

Leia também no Blog e na revista HCS-Manguinhos

Brasileiros avaliam positivamente a ciência e as vacinas, mas desconfiança cresce
Estudo “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”, conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT), foi divulgado em dezembro de 2022

Para adolescentes, a ciência vai além do que passa na televisão
Pesquisa realizada no Rio de Janeiro, em Belém e Belo Horizonte mostra que eles discutem questões éticas e polêmicas a partir de seus conhecimentos escolares e pessoais

Livro discute o que jovem brasileiro pensa da ciência
Foram ouvidas duas mil pessoas com idades entre 15 e 24 anos, residentes em todas as regiões do Brasil

Quem divulga ciência na Fiocruz?
Estudo investiga como se organiza um sistema de divulgação e popularização da ciência de uma instituição de grande porte como a Fundação Oswaldo Cruz, e como ele se articula com o discurso institucional

Telejornal brasileiro tem mais notícias de ciência do que similar colombiano
Estudo concluiu que o Jornal Nacional passa mais notícias e mais longas e ilustradas do que o Noticias Caracol

No partido da ciência
Estudo analisa a cobertura do Jornal Nacional sobre o uso de células-tronco em pesquisas. Entrevista da autora Carla Almeida ao Blog de HCS-Manguinhos.

Brasileiros com fé na ciência
Estudo aponta que pessoas com renda mais baixa acreditam mais nos benefícios que a ciência e a tecnologia podem trazer. O professor Yurij Castelfranchi, da UFMG, debate a questão.

Leia em HCS-Manguinhos: 

Uma análise das ações de divulgação e popularização da ciência na Fundação Oswaldo Cruz, artigo de Diego Vaz Bevilaqua, Heliton da Silva Barros, Loloano Claudionor da Silva (In memoriam), Maria Inês Rodrigues Fernandes e Nísia Trindade Lima (HCS-Manguinhos, vol. 28 n. 1, mar. 2021)

Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras, artigo de Vanessa Brasil de Carvalho, Luisa Massarani, Marina Ramalho, Luís Amorim, Yurij Castelfranchi, Licinia Maria Correa, Ana Carolina Corrieri, Maria Ataide Malcher, Jane Aparecida Marques, Suzana Cunha Lopes e Weverton Raiol (HCS-Manguinhos, v. 27, n. 4, out/dez 2020)

A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas, artigo de Marina Ramalho, Tania Arboleda, Daniel Hermelin, Gabriela Reznik e Luisa Massarani  (HCS-Manguinhos, vol. 24, n. 1, jan./mar. 2017)

Controvérsia científica no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre a cobertura das células-tronco no Jornal Nacional, artigo de Carla Almeida, Franciane Lovati Dal’Cole e Luisa Massarani (HCS-Manguinhos, vol. 20, supl.1, nov/2013)

As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o ‘paradoxo’ da relação entre informação e atitudes, artigo de Yurij Castelfranchi, Elaine Meire Vilela, Luciana Barreto de Lima, Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani (HCS-Manguinhos, vol.20, supl.1, nov/2013)

A ciência e seus públicos (vol. 20, supl. 1, nov/2013)