Novembro/2013
A Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) convida:
Especialistas brasileiros e estrangeiros, bem como grupos de estudo, associações e periódicos especializados, a enviar propostas para o I Seminário Internacional “Brasil no século XIX”, a realizar-se na Universidade Federal do Espírito Santo na cidade de Vitória (ES), entre os dias 25 e 29 de agosto de 2014. As propostas deverão ser realizadas na modalidade individual, através de apresentação de uma minuta de trinta linhas, e devem versar sobre temas que dialoguem com a temática do evento. Nesta minuta devem estar presentes o título da proposta e uma breve descrição do conteúdo a ser apresentado, além do nome do proponente e sua origem institucional (universidade, grupo de pesquisa, etc.). São bem vindos todos os enfoques temáticos e interpretativos que ajudem a propor questões e tecer trajetórias de pesquisa no interior deste complexo século XIX, no campo da economia, da justiça, das lutas sociais, das artes, da construção organizada dos saberes e da escrita da História.
As propostas deverão ser encaminhadas ao email seminario.sociedade.oitocentos@gmail.com entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro de 2013. A divulgação de aceite será feita em março de 2014. Para as comunicações que forem selecionadas, aguarda-se primeira versão do texto para 30 de junho de 2014. Contamos com sua participação, apoio, e divulgação.
A Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) tem como objetivo principal servir como fórum de debates, divulgação de trabalhos e representação dos diversos pesquisadores e grupos, nacionais e estrangeiros, comprometidos com a pesquisa, o ensino e a divulgação científica das histórias do “longo século XIX”. Fundada neste ano de 2013, em Niterói (RJ), por iniciativa de um grupo de historiadores, de diversas instituições e a partir de experiências variadas de associação, a criação da Sociedade é um visível fruto do processo de grande expansão e mesmo de revisão qualitativa dos estudos historiográficos vinculado à temática do Oitocentos no Brasil e no exterior. Sem querer constituir um núcleo ou projeto coletivo, nem mesmo competir com suas delimitações temáticas mais especializadas, a SEO pretende ser um espaço autônomo que integre diversas dessas iniciativas num fórum comum e permanente de diálogo acerca do estado da arte da sua unidade temporal nas suas mais variadas possiblidades de análise. Nesse sentido, está a SEO aberta a todas as vertentes interpretativas, sem interferir nos processos internos e na autonomia de seus núcleos, apostando: na riqueza da diversidade historiográfica como potencializadora de um espaço de crítica, bem como na emergência de identidades e interesses comuns na relação com os diferentes setores da sociedade, do Estado e do mundo acadêmico-científico.