História das doenças e história dos animais: fontes e abordagens interdisciplinares

Novembro/2025

Com o tema “História das Doenças e História dos Animais: fontes e abordagens interdisciplinares”, a próxima edição do Encontro às Quintas, em 27/11, às 10h, receberá os pesquisadores e historiadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Gabriel Lopes e Luiz Alves. O debatedor será o também historiador e pesquisador da Casa Jaime Benchimol. 

Gabriel Lopes proporá uma reflexão sobre o papel dos animais e as relações interespécies nas epidemias e políticas sanitárias. Já Luiz Alves discutirá a trajetória das doenças crônicas no Brasil, a partir de três casos: câncer, doenças raras e Covid Longa, destacando o conceito de cronicidade e os impactos das desigualdades sociais. O evento será nas salas 304 a 306, no 3º andar do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), na Fiocruz, no Rio. O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS-COC/Fiocruz e é coordenado pelo pesquisador Marcos Chor Maio. Saiba mais.

História dos Animais na revista HCS-Manguinhos

O tema foi capa do suplemento da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos intitulado Reciprocidade em desequilíbrio: história das relações entre animais (v. 28, dez/2021), disponível na íntegra no portal SciELO. Com a premissa de que a escrita da história precisa, necessariamente, incluir a diversidade dos animais para além do humano, o dossiê tem o objetivo de reunir, em caráter inédito, a diversidade de temáticas, autores, instituições e enfoques metodológicos sobre a história dos animais, especialmente no Brasil e na América Latina. O dossiê foi uma iniciativa dos editores convidados Regina Horta Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais), Gabriel Lopes (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Natascha Stefania Carvalho De Ostos (Instituto René Rachou/Fiocruz Minas) e Nelson Aprobato Filho (Universidade de São Paulo), integrantes do Centro de Estudos dos Animais (CEA), que faz parte do grupo de pesquisa Coleção Brasiliana, sediado na UFMG.

Além de oito artigos inéditos, o número de HCS-Manguinhos também traz uma revisão historiográfica sobre o campo de estudos na América Latina, uma entrevista com a historiadora Harriet Ritvo, uma análise das fotografias da expedição de Theodore Roosevelt em busca de onças no Brasil e cinco resenhas. Na carta de apresentação, os editores convidados destacam o caráter pioneiro da publicação no campo historiográfico brasileiro, que consolida iniciativas individuais dos últimos anos. O dossiê tem o objetivo ainda de oferecer um recorte provocativo para a história dos animais, deixando de lado a tradicional dicotomia animais humanos/animais não humanos que marcaram muitos estudos. “Pressupor a história dos animais de todas as espécies em termos relacionais implica considerar interdependências, coexistências, interações, reciprocidades”, afirmam.

Leia mais no Blog de HCS-Manguinhos:

A história dos animais é tema de dossiê pioneiro da HCS-Manguinhos

Suplemento temático oferece um recorte provocativo, que deixa de lado a tradicional dicotomia “animais humanos/animais não humanos” e enfatiza as relações entre espécies, sem hierarquias

Artigo de Gabriel Lopes publicado em HCS-Manguinhos recebe citação na PNAS

Artigo na conceituada revista Proceedings of the National Academy of Sciences menciona pesquisa do autor do livro autor do livro “O feroz mosquito africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940)”
 

Artigo aborda chegada de mosquito vetor da malária ao Brasil em 1930

Gabriel Lopes, pós-doutorando do PPGHCS/COC, analisa as primeiras reações de cientistas e autoridades de saúde pública contra as epidemias de malária causadas pelo Anopheles gambiae

Para enfrentar dramas sanitários, história

“A história das ciências e da saúde ajuda a entender os problemas e desafios sanitários em seus momentos mais dramáticos”, afirma Gabriel Lopes, autor de livro sobre mosquito africano causador de epidemia de malária no Nordeste brasileiro na década de 1930. Ele deu entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos.

A pandemia de coronavírus e o Antropoceno

André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial da Casa de Oswaldo Cruz: “Diferentemente de catástrofes que extinguiriam indistintamente todas as formas de vida, a Covid-19 atinge especificamente os humanos.”

Covid-19 e outras gripes como manifestações do Antropoceno

Para Ricardo Waizbort, pesquisador do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, enquanto instâncias geopolíticas e a sociedade civil não resolverem o impasse em que nosso padrão de vida e exploração de recursos nos coloca, estaremos sob risco de desastres como a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Autor de artigo a ser publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, ele concedeu entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos.

Uma certa mirada sobre a história

Desbravadora do campo da história dos animais e inovadora na área da divulgação científica, Regina Horta Duarte, professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, entra para a equipe de editores-adjuntos da revista História, Ciências, Saúde -Manguinhos. Ela deu entrevista ao Blog.
 

As sentinelas das panzootias

O Blog de HCS-Manguinhos convidou Matheus Alves Duarte da Silva para comentar a primeira detecção do vírus da gripe aviária numa granja comercial no Brasil. “Precisamos reconhecer que os animais selvagens também têm direito a existir e de maneira saudável, e, portanto, se faz necessário expandir as redes de vigilância epidemiológica”, afirma.

A epistemologia do câncer em diversos países

Luiz Alves é um dos autores do artigo The Political Stakes of Cancer Epistemics, que compara o câncer no Brasil, Espanha, Índia, Quênia, Rússia, Tanzânia e Uganda. O estudo está publicado em acesso aberto na revista Social Science & Medicine.

Câncer de mama no Brasil no século XX é tema de artigo em Saúde e Sociedade

Luiz Antonio Teixeira e Luiz Alves Araújo Neto pesquisaram os caminhos que levaram a doença ao estatuto de grande problema de saúde pública e tópico constante de debates pela sociedade brasileira

Câncer no Ceará, 1940-1954: da filantropia à pauta dos médicos e da saúde pública

Artigo de Luiz Alves Araújo Neto e Luiz Antonio Teixeira analisa este processo a partir do estudo de artigos médicos, documentos institucionais, biografias e jornais
 

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Acesse integralmente o suplemento especial sobre relações entre animais da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 28, supl. 1, dez/2021)

Um experimento de erradicação do Anopheles gambiae no Brasil, 1930-1940, resenha de Rodrigo César Magalhães sobre o livro de Gabriel Lopes (v. 28, n. 1, mar/2021)

Anopheles gambiae no Brasil: antecedentes para um “alastramento silencioso”, 1930-1932, artigo de Gabriel Lopes (v. 26, n.3, jul./set. 2019)

O câncer no Ceará: a conformação de um problema médico-social, 1940-1954, artigo de Luiz Alves Araújo Neto e Luiz Antonio Teixeira (vol.25, no.1, jan./mar. 2018)