Maio/2025

Capa de HCS-Manguinhos v. 32, 2025
A primeira leva de artigos de 2025 da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos acaba de ser publicada. São oito artigos da seção Análise, uma entrevista em Depoimentos e nove resenhas de livros de temas relevantes da História das Ciências e da Saúde.
A imagem que ilustra a capa dessa primeira leva foi retirada do artigo de Miguel Adolfo Galindo Pérez, doutorando na Universidade Livre de Berlim, e aborda a história da tatuagem na Colômbia na primeira metade do século 20. O trabalho analisa os estigmas policiais, médicos e legais que caracterizaram a tatuagem como um elemento de diagnóstico de crime e doença.
Ainda na linha de artigos produzidos por pesquisadores em instituições de fora do país, bem como sobre temáticas internacionais, María Cecilia Sanmartin e Gabriela Bortz, da Universidade Nacional de San Martín, em Buenos Aires, concentram-se no acesso à vacina da Covid-19 na Argentina. Com base na análise de reportagens jornalísticas e entrevistas, as autoras abordam as coalizões de atores-chave e promessas em torno dessa vacina.
O mural pintado por Fernando Oreste Nannetti no Hospital Psiquiátrico de Volterra, na Itália, é analisado em artigo de Pedro Trujillo Arrogante, pesquisador em estágio pós-doutoral do Conselho Superior de Investigações Científicas de Madrid. A cooperação Sul-Sul em saúde e a contribuição de José Roberto Ferreira – que foi co-fundador e coordenador adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) – para a construção de uma proposta crítica nesse âmbito são discutidas no trabalho de Erica Kastrup, Analice Pinto Braga e Gabriel Lopes, todos da Fiocruz.
Artigo de Rosane Marcia Neumann, da Universidade Federal de Rio Grande analisa Cartas enviadas à Cruz Vermelha Internacional, filial de Porto Alegre, por deslocados do Leste europeu no pós-Segunda Guerra Mundial. Para fechar os textos com temática internacional, na seção Depoimentos, Gabriel Salgado Ribeiro, doutorando na Universidade Federal de Juiz de Fora, entrevista Alexandre White, da Universidade John Hopkins sobre o último livro do pesquisador, Epidemic Orientalism: race, capital, and the governance of infectious disease.
Essa nova leva de artigos também apresenta trabalhos sobre temas relacionados à história do Brasil. Alexandre dos Santos, da Universidade Federal de São Paulo, reflete sobre os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto no país no primeiro governo de Getúlio Vargas. Já o artigo de Leonardo do Couto Gomes, da Universidade Federal do Mato Grosso, e Wanderley Marchi Júnior, da Universidade Federal do Paraná, aborda as relações entre o estímulo a atividades físicas e as preocupações com a saúde promovidas na cidade de Curitiba no final do século 19. Por fim, a investigação da natureza no Brasil holandês é discutida no trabalho dos pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá Christian Fausto Moraes dos Santos e Marlon Marcel Fiori. Também foram publicadas resenhas de livros, sobre temas como eugenia, raça, antirracismo na ciência, gênero e profissão médica, saúde mental, entre outros assuntos.
Confira todos os artigos publicados na primeira atualização de 2025.