A trajetória da enfermeira Haydée Guanais Dourado do sertão da Bahia a Toronto, Canadá

Outubro/2024

Haydée Guanais Dourado

Os pesquisadores Luiz Otávio Ferreira (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Ricardo dos Santos Batista (Universidade do Estado da Bahia) publicaram na Revista de História, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), o artigo Do sertão da Bahia a Toronto: a trajetória profissional da enfermeira diplomada Haydée Guanais Dourado (1931-1942).

Publicado no número 183 (2024), o artigo analisa parte da trajetória profissional da enfermeira e socióloga Haydée Guanais Dourado, desde sua formação como normalista no Instituto Ponte Nova (Bahia, Brasil) até a sua adesão ao grupo de enfermeiras da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. O estudo enfoca os contextos nos quais ela viveu e as características sociais do grupo do qual participou, o de enfermeiras diplomadas.  Acesse aqui.

Leia também no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

Maria Palmira Macedo Tito de Morais e os limites da Fundação Rockefeller

Bolsista entre 1936 e 1939 e entre 1958 e 1961, trajetória internacional da enfermeira portuguesa no Estado Novo português é o tema de análise de Ricardo dos Santos Batista na revista HCS-Manguinhos (v. 30, 2023)
 

Uma enfermeira brasileira na II Guerra Mundial

Artigo publicado na seção Fontes da revista HCS-Manguinhos apresenta o Fundo Virginia Portocarrero, doado em vida pela própria à Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Lydia das Dôres Matta: “ilustre inominada” da história da enfermagem brasileira

Artigo examina a prática docente do ensino superior e a inserção de mulheres negras na enfermagem profissional através da biografia da enfermeira

Enfermagem dava mobilidade social a mulheres negras em meados do século XX

Projeto coordenado por Luiz Otávio Ferreira estudou 934 prontuários de três escolas num período de 40 anos

Luiz Otávio Ferreira fala sobre a feminização de enfermagem no Brasil no Encontro às Quintas

Professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz e da Faculdade de Educação da Uerj, Ferreira deu entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos

Saúde pública e enfermagem na Argentina são temas de livro

Em entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos, Karina Ramacciotti fala sobre a obra organizada por ela, Carolina Biernat e Juan Manuel Cerdá

Dia de profissionais de enfermagem: todo dia

Data internacional – 12 de maio – marca o nascimento, em 1820, de Florence Nightingale, a “Dama da Lâmpada”, que atuou na guerra da Crimeia e fundou a primeira escola de enfermagem do mundo, na Inglaterra, em 1860

Dona Ivone Lara: enfermeira, a Rainha do Samba participou da luta antimanicomial

Enfermeira, assistente social e especialista em Terapia Ocupacional, a cantora foi companheira de trabalho da doutora Nise da Silveira

The history of nursing through postcards

This online exhibition available at the website of the National Library of Medicine includes over 2,500 postcards about the profession of nursing during the 20th century.

Artigos sobre enfermagem em HCS-Manguinhos:

Os limites do financiamento de bolsistas da Fundação Rockefeller: Maria Palmira Macedo Tito de Morais e a enfermagem internacional, 1936-1966, artigo de Ricardo dos Santos Batista, História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023). 

Uma enfermeira da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial: Fundo Virgínia Portocarrero da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, artigo de Margarida Maria Rocha Bernardes, Sonia Helena da Costa Kaminitz, Laurinda Rosa Maciel, Anna Beatriz de Sá Almeida, Alexandre Barbosa de Oliveira e Fernando Rocha Porto (HCS-Manguinhos v. 29 n. 2, abr-jun/2022)

Ilustre inominada: Lydia das Dôres Matta e enfermagem brasileira pós-1930, artigo de Paulo Fernando de Souza Campos e Alessandra Rosa Carrijo (HCS-Manguinhos, v. 26, n.1, jan./mar. 2019)

Memorial de Maria de Lourdes Almeida: história e enfermagem no Brasil pós-1930, artigo de Paulo Fernando de Souza Campos (HCS-Manguinhos, jun 2013, vol. 20, n. 2)

Tendências recentes da produção em história da enfermagem no Brasil, artigo de Maria Itayra Padilha et al (HCS-Manguinhos, jun 2013, vol. 20, n. 2)

As estratégias de luta simbólica para a formação da enfermeira visitadora no início do século XX. Lílian Fernandes Arial Ayres et al. (HCS-Manguinhos, set 2012, vol.19, no.3)

As biografias como um dos caminhos na construção da identidade do profissional da enfermagem, artigo de Maria Itayra Padilha, Sioban Nelson e Miriam Susskind Borenstein (HCS-Manguinhos, dez 2011, vol.18, supl.1)

A higienização das parteiras curiosas: o Serviço Especial de Saúde Pública e a assistência materno-infantil (1940-1960), artigo de Tânia Maria de Almeida Silva e Luiz Otávio Ferreira (HCS-Manguinhos, dez 2011, vol.18, supl.1)

As profissões de saúde: uma análise crítica do cuidar, artigo de Lina Faria e Luiz Antonio de Castro Santos (HCS-Manguinhos, dez 2011, vol.18, supl.1)

A duras penas: estratégias, conquistas e desafios da enfermagem em escala mundial, artigo de Luiz Antonio de Castro Santos (HCS-Manguinhos, mar 2008, vol.15)

Clarice Della Torre Ferrarini: o depoimento de uma pioneira da administração em enfermagem no Brasil. artigo de Maria Cristina Sanna (HCS-Manguinhos, dez 2003, vol.10, no.3)

Enfermería de salud pública, modernización y cooperación internacional: El proyecto de la Escuela Nacional de Enfermeras de Venezuela, 1936-1950, artigo de Hebe M. C. Vessuri (HCS-Manguinhos, artigo de Dez 2001, vol.8, no.3

A serviço da pátria: a mobilização das enfermeiras no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, artigo de Roney Cytrynowicz (HCS-Manguinhos, jun 2000, vol.7, no.1)

 A Fundação Rockefeller e a construção da identidade profissional de enfermagem no Brasil na Primeira República, artigo de Martha Cristina Nunes Moreira  (HCS-Manguinhos, fev 1999, vol.5, no.3)