Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, 14 de abril, destacamos o artigo Fotografia e valor documentário: o arquivo de Carlos Chagas, de Aline Lopes de Lacerda, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, publicado na edição especial de História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 16, supl. 1, 2009) que marca o centenário dessa descoberta científica.
O artigo analisa fotografias relacionadas à descoberta da doença de Chagas em 1909, avalia sua metodologia de classificação e aponta em que medida as imagens relacionadas à estadia de Carlos Chagas em Lassance, Minas Gerais, – para onde ele foi inicialmente para combater a malária – assumiram novo sentido diante da importância da descoberta da doença para a trajetória do cientista e a produção e disseminação de sua memória.
Pesquisador do então chamado Instituto de Manguinhos (hoje Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz), Carlos Chagas (1878-1934) desvendou o ciclo completo da doença: descobriu o parasita Trypanosoma cruzi, identificou o inseto hospedeiro – o barbeiro, que encontrava morada ideal em casas com frestas (principalmente de pau-a-pique, sem reboco) – e fez o primeiro diagnóstico em uma paciente em Lassance.
Leia mais no Blog de HCS-Manguinhos:
Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas: artigos em HCS-Manguinhos e livros em acesso aberto
Carlos Chagas desvendou o ciclo completo da Doença de Chagas
Carlos Chagas na ‘guerra dos rios’
Leia na revista HCS-Manguinhos:
Fotografia e valor documentário: o arquivo de Carlos Chagas, artigo de Aline Lopes de Lacerda (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 16, supl. 1, 2009)