Outubro/2022
Compreender como jovens buscam e avaliam informações científicas na internet é tanto um tema estratégico para França e Brasil como também uma meta audaciosa. Apesar de complexo, foi este o norte do projeto ‘Jovem, ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil’, apoiado por cinco anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária (Cofecub). Hoje, 31 de outubro de 2022, das 9h às 16h, pesquisadores dos dois países debatem fontes de informação e divulgação científica no auditório do Museu da Vida, na Fiocruz.
“O projeto se iniciou antes da pandemia e, com a crise sanitária e a desordem informacional, o tema ganhou ainda mais relevância. Em particular, tem sido muito interessante compartilhar o projeto com os pesquisadores franceses, tendo em vista que se trata de dois países com suas especificidades históricas, educacionais, econômicas, culturais e sanitárias, mas cujos desafios neste campo do estudo são similares”, destaca Luisa Massarani, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e coordenadora do projeto pela parte brasileira.
Diferentes metodologias foram utilizadas para abordar a questão da busca e avaliação de informações científicas por diferentes ângulos. Uma das principais hipóteses era uma possível diferença na leitura e na avaliação das informações científicas online em diferentes contextos de busca, uma delas formal e outra não-formal.
“Existem ainda poucos estudos sobre como os jovens buscam e avaliam informações científicas no dia a dia. A maior parte das pesquisas trata do contexto escolar. Nosso objetivo era caracterizar o comportamento de avaliação dos jovens em diferentes contextos, dentro e fora da escola. Outro ponto importante foi a inclusão de participantes de diferentes categorias socioeconômicas, em duas cidades grandes que são comparáveis em vários aspectos, embora se situem em dois países distintos”, destaca Mônica Macedo-Rouet, professora e pesquisadora da CY Cergy Paris Université.
Com apoio da Capes e Cofecub, o evento é organizado pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), pelo curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e o mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Museu da Vida Fiocruz. Abaixo, a programação completa do evento.
Título: Jovens, ciência e Internet
Data: 31 de outubro
Local: Auditório Museu da Vida Fiocruz – Campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Horário: 9h-16h
Programação:
9h-9h30 – Café
9h30 – Abertura com Magali Romero Sá, vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
9h45-10h45 – Mesa-redonda: Jovens, Ciência e Internet no Brasil e na França – o projeto Capes-Cofecub
Mônica Macedo-Rouet, professora e pesquisadora da CY Cergy Paris Université
Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e pesquisadora da COC/Fiocruz
Moderação: Luís Amorim, coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/COC/Fiocruz
10h45 – 12h – Mesa-redonda: Diferentes navegações e diferentes contextos
Mônica Macedo-Rouet, professora e pesquisadora da CY Cergy Paris Université
Carla Almeida, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/COC/Fiocruz
Washington Castilho, doutor em Educação, Gestão e Difusão em Biociências/UFRJ
Moderação: Marina Ramalho, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação
Científica/Museu da Vida/COC/Fiocruz
14h – 16h – Mesa-redonda: Leitura digital, rastreamento ocular e divulgação científica
Thierry Baccino, pesquisador da Universidade Paris 8
Véronique Drai-Zerbib, pesquisadora da Université de Bourgogne
Luís Amorim, coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/COC/Fiocruz
Moderação: Carla Almeida, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação
Científica/Museu da Vida/COC/Fiocruz
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