Abril/2019
“Farmacopeias jesuítas dos quatro cantos do mundo (século 18)” será o tema da próxima edição do Encontro às Quintas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
A apresentação da pesquisadora Ana Carolina Viotti, pós-doc do PPGHCS, será realizada no dia 25/04, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ). O evento é aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
Em sua palestra, Ana Carolina Viotti vai explorar a experiência dos religiosos da Companhia de Jesus na manipulação, criação e aplicação de remédios, registradas em quatro coleções de receitas produzidas no aquém e no além mar. “Das múltiplas frentes de ação dos inacianos entre os séculos 16 e 18, salta aos olhos sua atuação, para além das atividades missionárias, na criação e manutenção de boticas e santas casas em locais onde os médicos e boticários especializados dificilmente eram encontrados”, explica.
De acordo com a pesquisadora, em lugares diferentes como Paraguai, Brasil, Macau e Goa, são fartos os registros sobre o cuidado que disponibilizavam aos habitantes também no âmbito “corporal”, desenvolvendo, fabricando, aplicando, distribuindo e comercializando toda sorte de medicamentos nesses estabelecimentos de saúde. Ana Carolina Viotti debaterá também a ampla rede de informações e conhecimento produzida e transmitida entre os membros da Ordem e os caminhos que a historiografia tem apresentado para tratar desse universo que mesclava as matérias do corpo e da alma.
Encontro às Quintas
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Tema: Farmacopeias jesuítas dos quatro cantos do mundo (século 18)
Convidada: Ana Carolina Viotti (PPGHCS)
Data: 25/04
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3882-9095 | E-mail: historiasaude@coc.fiocruz.br
Fonte: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus
Eliane Cristina Deckmann Fleck discute em artigo a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina
Leia em HCS-Manguinhos:
A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII – artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (vol.21 n.2 abr./jun. 2014)
Evidências de medicina mestiça em obra escrita por irmão jesuíta na América meridional do século XVIII – Artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Roberto Poletto (vol.19, no.4/Dez 2012)
O exercício farmacêutico na Bahia da segunda metade do século XIX, artigo de Tânia Salgado Pimenta e Ediná Alves Costa (vol.15, no.4, Dez 2008)
Transformações no exercício das artes de curar no Rio de Janeiro durante a primeira metade do Oitocentos, artigo de Tânia Salgado Pimenta (vol.11, suppl.1, 2004)
Barbeiros- sangradores e curandeiros no Brasil (1808-28), artigo de Tânia Salgado Pimenta (vol.5, n.2, out 1998)
E ainda em HCS-Manguinhos, de autoria da pesquisadora palestrante:
As proposições de Antonio de Saldanha da Gama para a melhoria do tráfico de escravos, “por questões humanitárias e econômicas”, Rio de Janeiro, 1810, artigo de Ana Carolina de Carvalho Viotti (vol.23, no.4, dez 2016)