Ética e história oral: um olhar sobre Brasil, Canadá e Itália

Agosto/2022

Carla Simone Rodeghero

Os princípios éticos adotados por pesquisadores que utilizam história oral como metodologia de pesquisa e as políticas de avaliação de pesquisas envolvendo seres humanos em três países – Brasil, Canadá e Itália – são debatidos em um artigo publicado na revista HCS-Manguinhos (v. 29, n. 2, abr-jun/2022). Carla Simone Rodeghero, professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promove um diálogo entre as experiências brasileiras, canadenses e italianas sobre desafios colocados por avaliações éticas “externas” (feitas por comitês de ética e órgãos afins) e “internas” (dos próprios pesquisadores) à história oral. 

Segundo a autora, a escolha destes países para o exercício comparativo se deve à sua tradição em história oral e à diversidade e contemporaneidade dos seus debates sobre ética. “O artigo demonstra diferentes maneiras de se lidar com as imposições estranhas à área, revela as estratégias de ação colocadas em prática e destaca questões centrais para o trabalho responsável com história oral”, afirma.

O trabalho compõe o projeto de pesquisa História oral e história pública: diálogos, desafios e perspectivas (os casos do Brasil, da Itália e do Canadá). “O espírito que anima a escrita é o de repensar as próprias experiências e de aprender com as alheias”, conta Carla Rodeghero.

Leia em HCS-Manguinhos:

História oral e ética: um olhar comparativo entre Brasil, Canadá e Itália, artigo de Carla Simone Rodeghero (HCS-Manguinhos, v. 29, n. 2, abr-jun/2022)