“Estação Etnográfica Bahia” é tema de Livio Sansone no Encontro às Quintas

Junho/2024

Promovido pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, o Encontro às Quintas de 9 de maio de 2024 recebeu Livio Sansone, professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apresentou a palestra Estação Etnográfica Bahia: a construção transnacional dos estudos afro-brasileiros (1935-67), sobre seu livro homônimo, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O livro Estação etnográfica Bahia: a construção transnacional dos Estudos Afro-brasileiros (1935-1967) foi lançado em 2023 pela Editora Unicamp. Saiba mais e leia trechos do livro.

A debatedora foi Fátima Cechetto, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), professora do programa de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e colaboradora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves).

Em junho de 2020, publicamos no Blog de HCS-Manguinhos a transcrição da palestra de Sansone sobre a Pandemia na África, realizada em mesa no congresso virtual da UFBA 2020. 

Na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Sansone é autor do artigo Hiperbólicos italianos: as viagens dos integrantes da Escola Positiva de Antropologia da Itália pela América meridional, 1907-1910  (HCS-Manguinhos, vol. 27, n. 1, jan./mar. 2020). 

Leia sobre África e Bahia no Blog e na revista HCS-Manguinhos.