Escravidão, doença e morte no Brasil

Maio/2017

Escravos em plantação de café. Fotografia de Marc Ferrez, c. 1882. Acervo IMS.

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, decretando a libertação dos escravos no Brasil. Mas a comemoração da data é controversa, porque assim como outras leis assinadas anteriormente, como a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei do Sexagenários (1884), a Lei Áurea também não garantiu o fim da escravidão, na prática.

O suplemento Saúde e Escravidão (HCS-Manguinhos, vol.19, supl.1 dez. 2012) traz treze artigos do suplemento temático revelam como viviam, adoeciam, eram curados ou morriam os escravos e libertos no Brasil.

As condições de saúde e vida dos escravos em São Paulo, mas no século XIX, foi tema da pesquisa de Carlos A. M. Lima, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, que publicou em HCS-Manguinhos o artigo Fronteira, cana e tráfico: escravidão, doenças e mortes em Capivari, SP, 1821-1869 (vol.22, no.3, jul./set. 2015). Lima aborda as mortes e doenças de escravos no município canavieiro paulista de Capivari, associando as causas atribuídas a esses falecimentos ao contexto social e econômico e às características das comunidades escravas locais. O artigo enfatiza o impacto da malária, relacionando-o às faixas etárias, ao ambiente criado pela lavoura canavieira e à evolução da ocupação do local, e explora o relacionamento entre doença e processos de trabalho, assim como a mortalidade pós-desembarque de africanos e a possibilidade de crises de mortalidade.

Veja fotos de escravos por Marc Ferrez com texto de Lilia Moritz Schwarcz no site do IMS 

Leia em HCS-Manguinhos:

Fronteira, cana e tráfico: escravidão, doenças e mortes em Capivari, SP, 1821-1869, artigo de Carlos A. M. Lima (vol. 22, no.3, jul./set. 2015).

Relatos de Luís Gomes Ferreira sobre a saúde dos escravos na obra Erário mineral (1735), artigo de Alisson Eugênio (vol. 22, n.3, jul./set. 2015)

Sobre escravos e genes: “origens” e “processos” nos estudos da genética sobre a população brasileira, artigo de Elena Calvo-González (vol. 21, no.4, dez 2014)

Suplemento Saúde e Escravidão (vol.19, supl.1 dez. 2012)
Treze artigos do suplemento temático revelam como viviam, adoeciam, eram curados ou morriam os escravos e libertos no Brasil