Epidemias, animais, vetores e vírus em perspectiva no Encontro às Quintas

Maio/2021

Gabriel Lopes

Com o tema Epidemias e animais em perspectiva: vetores, arboviroses e o tempo presente, o historiador Gabriel Lopes é o palestrante convidado do Encontro às Quintas desta quinta-feira, em 6 de maio, que será transmitido ao vivo, às 10h, pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). 

Lopes explicará como o estudo da história das epidemias se beneficia de abordagens multidisciplinares perante os desafios do presente. 

O pesquisador é autor dos artigos  Anopheles gambiae no Brasil: antecedentes para um “alastramento silencioso”, 1930-1932, publicado em HCS-Manguinhos (v. 26, n. 3, jul/set 2019), e O Aedes aegypti e os mosquitos na historiografia: reflexões e controvérsias, publicado na revista Tempo e Argumento (v. 11, n. 26, 2019), em coautoria do pesquisador André Felipe Cândido da Silva.

Lopes também é autor do livro O feroz mosquito africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940), publicado pela Editora Fiocruz. Uma resenha sobre a obra, escrita pelo pesquisador Rodrigo César Magalhães, está publicada na atual edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 28, n. 1, mar/2021). 

O historiador tem graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fez doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz) (2016), com período “sanduíche” no departmento de História da Medicina na Johns Hopkins University, EUA (2014/2015), e atualmente faz estágio pós-doutoral no PPGHCS. Ele venceu o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses de 2017 na categoria Ciências Humanas e Sociais. 

A série Encontro às Quintas é coordenada pelo PPGHCS/COC/Fiocruz.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Para enfrentar dramas sanitários, história
“A história das ciências e da saúde ajuda a entender os problemas e desafios sanitários em seus momentos mais dramáticos”, afirma Gabriel Lopes em entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos

Artigo aborda chegada de mosquito vetor da malária ao Brasil em 1930
Gabriel Lopes analisa as primeiras reações de cientistas e autoridades de saúde pública contra as epidemias de malária causadas pelo Anopheles gambiae

A pandemia de coronavírus e o Antropoceno
André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial sobre Covid-19 da Casa de Oswaldo Cruz

Leia em HCS-Manguinhos:

Anopheles gambiae no Brasil: antecedentes para um “alastramento silencioso”, 1930-1932 , artigo de Gabriel Lopes (v. 26, n.3, jul./set. 2019)

Um experimento de erradicação do Anopheles gambiae no Brasil, 1930-1940, resenha de Rodrigo César Magalhães sobre o livro de Gabriel Lopes (v. 28, n. 1, mar/2021)