Junho/2023
Doutora em História Contemporânea pela Universidade de Múrcia e pesquisadora da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), a espanhola Carmen Guillén Lorente apresentará a palestra Prostitución e intervención estatal en la moralidad pública durante el franquismo: el Patronato de Protección a la Mujer no próximo Encontro às Quintas.
O evento online do dia 6 de julho será realizado às 10h, com a participação do pesquisador Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz), coorganizador do livro História da Saúde: relações de gênero, educação, personagens e instituições (Devires, 2023), como debatedor e transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.
De acordo com Carmen Guillén Lorente, a análise da prostituição envolve o aprofundamento de um tema particularmente polêmico que pode ser empreendido a partir de diferentes abordagens complementares. Em sua apresentação, a pesquisadora analisará o discurso oficial do regime de Francisco Franco na Espanha, entre 1938 e 1973, em termos de moralidade pública, aspectos da política jurídica aplicada à prostituição e, finalmente, sua situação como vítimas de uma complexa rede de dispositivos de controle.
“Nesse sentido, o Conselho Tutelar da Mulher constituirá o principal órgão repressor dessas mulheres, e seu confinamento em centros de detenção será respaldado por um discurso médico-psiquiátrico tendencioso que tentou endossar seu confinamento. Ao final, como veremos, o que se buscava de forma velada era a justificação de uma dualidade moral que permitia e punia seu exercício em partes iguais”, explica.
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Prostitución e intervención estatal en la moralidad pública durante el franquismo: el Patronato de Protección a la Mujer
Convidada: Carmen Guillén Lorente (Universidade de Castilla-La Mancha)
Debatedor: Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 06/07/2023
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC
Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:
Autoritarismo, eugenia punitiva e nacional-catolicismo em Franco (1936-1945)
Publicado no número especial sobre eugenia de HCS-Manguinhos, artigo de Ricardo Campos, do Instituto de História/CSIC, Espanha, discute elementos que moldaram a eugenia nos primeiros anos da ditadura de Franco.
¡Cuidado, radiación!
Impacto da radiação em trabalhadores da indústria nuclear espanhola na ditadura de Franco é tema de estudo.