Maio/2024
Judeus e Árabes Palestinos na luta contra o nazifascismo na Europa (1930-1940) é o tema da próxima edição do Encontro às Quintas. Com a participação de Raanan Rein (Universidade Tel Aviv) e Mustafa Abbasi (Tel Hai College), o evento on-line será realizado no dia 23 de maio, às 10h, com transmissão pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no YouTube e tradução simultânea.
Historiador do Tel Hai College (Israel), Mustafa Abbasi é professor do Departamento de Estudos Multidisciplinares e do Programa de Mestrado em Estudos da Galileia. Autor de livros como The cities of Galilee during the war of 1948: four cities and four stories (2014) e Arabs and jews in a mixed city: safed during the mandate period 1918-1948 (2015), Abbasi fará a apresentação Os voluntários palestinos no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial.
“Analiso a contribuição de voluntários palestinos nos esforços de guerra ao lado das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. É interessante observar que muitos historiadores só mencionam a liderança árabe que se aliou ao nazismo, sem se referir à presença de quase 12 mil voluntários palestinos que serviram nas fileiras do Exército Britânico. Minha pesquisa demonstra que a contribuição dos voluntários palestinos foi vital na luta contra o nazismo”, afirma.
Professor e pesquisador da Universidade de Tel-Aviv, o historiador Raanan Rein apresentará a palestra Judias voluntárias da Palestina na Guerra Civil Espanhola, em que analisa os impactos da guerra no contexto do avanço do nazifascismo, quando cerca de 35 mil voluntários se mobilizaram em direção à República Espanhola com o objetivo de derrotar o franquismo. Diretor do Centro de Estudos Internacionais e Regionais da sua universidade, Rein é autor de Guerra Civil y Franquismo: una perspectiva internacional (2016) e Peronism and the jews of Argentina (2020), entre outros.
“A presença judaica entre os voluntários em geral e as voluntárias em particular foi perceptível. Ainda assim, a historiografia não tem dedicado muita atenção à participação das mulheres na guerra e a participação judaica neste conflito”, explica.
O debatedor será o professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC) Jawdat Abu El-Haj. Cientista político palestino com doutorado pela Universidade da California (Riverside) e pós-doutoramento na Universidade Brown e Universidade Columbia, é autor, entre outros estudos, de A geopolítica e o conflito palestino-israelense: dos Acordos de Oslo à Primavera Árabe (Revista História-Unesp, vol. 33, n. 2, 2014).
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Judeus e Árabes Palestinos na luta contra o nazifacismo na Europa (1930-1940)
Expositores: Raanan Rein (Universidade Tel Aviv) e Mustafa Abbasi (Tel Hai College)
Debatedor: Jawdat Abu El Haj (PPGS-UFC)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 23/5/2024
Horário: 10h
Evento on-line
Transmissão: Canal da COC no YouTube
Fonte: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:
Medicina nazista em destaque na revista HCS-Manguinhos
A medicina e o Holocausto
Exposições de higiene nas relações germano-latino-americanas
Artigos discutem intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha nazista
22 de agosto de 1942: Brasil anuncia ‘estado de beligerância’ com a Alemanha
Judeus que resistiram à ditadura eram secularizados
Resistência de judeus à ditadura é tema de debate
Dossiê Brasil no Contexto Global, 1870-1945
Qual Europa para qual Brasil?
Autoritarismo, eugenia punitiva e nacional-catolicismo em Franco (1936-1945)
Leia na revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos:
Israel y covid-19: ¿cómo se escribirá en el futuro la historia de la epidemia en este país?, artigo de Leo Corry (Testemunhos Covid, volume 29, número 3, jul/set 2022)
O autoritarismo e eugenia punitiva: higiene racial e nacional-catolicismo em Franco (1936-1945), artigo de Ricardo Campos (vol.23, supl.1, dez/2016)
Dossiê Brasil – Alemanha: relações médico-científicas (HCS-Manguinhos, vol. 21 • n.1 • jan.-mar. 2014)
Alemanha e Brasil, 1870-1945: uma relação entre espaços, artigo de Stefan Rinke, (mar 2014, vol.21, n.1)
Trocas intelectuais entre Alemanha e América Latina: entrevista com Stefan Rinke, por Stefan Rinke, André Felipe Cândido da Silva, Miriam Junghans, Juliana Manzoni Cavalcanti e Pedro Felipe Neves de Muñoz (vol.21 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2014)