Março/2016

Montagem de foto de Albert Einstein em 1921 sobre reprodução da pintura Les Demoiselles D’Avignon (As senhoritas de Avignon), de Pablo Picasso.
Os paralelos entre as vidas e as obras do físico alemão Albert Einstein e do artista espanhol Pablo Picasso vão muito além da coincidência de terem produzido seus trabalhos mais importantes no mesmo período – respectivamente a Teoria da Relatividade em 1905 e o quadro Les Demoiselles D’Avignon (As senhoritas de Avignon) em 1907, na visão de Arthur I. Miller, professor de história e filosofia da ciência em Londres, no Reino Unido.
Autor do livro Einstein & Picasso: Space, time, and the beauty that causes havoc, Miller concedeu uma entrevista a Luisa Massarani, Carla Almeida e José Claudio Reis, publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 13, supl, out 2006).
Na entrevista, o autor conta como se interessou pelo tema e relata as principais descobertas que fez ao longo da pesquisa para o livro.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
Einstein e Picasso: mera coincidência?, entrevista de Arthur I. Miller a Luisa Massarani, Carla Almeida e José Claudio Reis (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, supl, out 2006)