Einstein e Picasso: mera coincidência?

Março/2016

Montagem de foto de Albert Einstein em 1921 sobre reprodução da pintura Les Demoiselles D'Avignon (As senhoritas de Avignon), de Pablo Picasso.

Montagem de foto de Albert Einstein em 1921 sobre reprodução da pintura Les Demoiselles D’Avignon (As senhoritas de Avignon), de Pablo Picasso.

Os paralelos entre as vidas e as obras do físico alemão Albert Einstein e do artista espanhol Pablo Picasso vão muito além da coincidência de terem produzido seus trabalhos mais importantes no mesmo período – respectivamente a Teoria da Relatividade em 1905 e o quadro Les Demoiselles D’Avignon (As senhoritas de Avignon) em 1907, na visão de Arthur I. Miller, professor de história e filosofia da ciência em Londres, no Reino Unido.

Autor do livro Einstein & Picasso: Space, time, and the beauty that causes havoc, Miller concedeu uma entrevista a Luisa Massarani, Carla Almeida e José Claudio Reis, publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 13, supl, out 2006).

Na entrevista, o autor conta como se interessou pelo tema e relata as principais descobertas que fez ao longo da pesquisa para o livro.

Leia na revista HCS-Manguinhos: 

 Einstein e Picasso: mera coincidência?, entrevista de Arthur I. Miller a Luisa Massarani, Carla Almeida e José Claudio Reis (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, supl, out 2006)