Dezembro/2023
Na quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, a partir das 18h, a Editora Fiocruz promove o lançamento presencial coletivo da produção editorial do ano na Blooks Livraria, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Entre os 14 livros a serem lançados, destaca-se Uma História Global e Brasileira da Aids, 1986-2021, de Marcos Cueto e Gabriel Lopes. Os autores partiram de pesquisas realizadas em arquivos nacionais e internacionais e utilizaram documentação histórica pouco explorada ou mesmo inédita.
Cueto é doutor em História pela Universidade de Columbia, pós-doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (PPGHCS / COC / Fiocruz), editor da revista História, Ciência, Saúde – Manguinhos e atual presidente da Divisão Internacional de História da Ciência e Tecnologia. Lopes é doutor e pesquisador em estágio pós-doutoral no PPGHCS.
Na orelha do livro, Paulo M. Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e do Centro Colaborador em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da Organização Pan-Americana da Saúde, destaca que a obra de Cueto e Lopes cobre uma lacuna de atenção entre os primeiros anos da epidemia no Brasil – que trouxe ao Programa de Aids do país a admiração mundial, o declínio nos anos subsequentes e, finalmente, o período da “necropolítica bolsonarista”.
“É uma doença que ainda representa importante ameaça à vida humana. Gera, também, questões sociais e epidemiológicas desafiadoras (…). Este livro é um significativo chamado a essa reflexão”, afirma Buss.
No texto da quarta-capa, o professor titular de antropologia da Universidade de Princeton João Biehl, autor de Vita: life in a zone of social abandonment e Will to Live: AIDS therapies and the politics of survival, afirma: “Nesta narrativa socialmente consciente e, em última instância, esperançosa, a intervenção pioneira e radicalmente inclusiva no enfrentamento da aids no Brasil não é simplesmente retratada como uma exceção na virada do milênio; ela nos concede um horizonte muito necessário, expandindo nosso senso do justo e do possível no presente ameaçado.”
Antropologia na favela
Também de autoria de uma pesquisadora em pós-doutorado na COC/Fiocruz – Rachel de Almeida Viana – é o livro O Encontro da Antropologia com a Favela: Anthony e Elizabeth Leeds no Jacarezinho.
A autora foi entrevistada pelo Blog de HCS-Manguinhos em 2020 após ganhar o Prêmio Oswaldo Cruz na categoria Ciências Humanas e Sociais por sua tese de doutorado sobre o tema, orientada por Nísia Trindade Lima, atual ministra da Saúde.
Em 2023, Rachel publicou o artigo Desenvolvimento e ciências sociais: as agências internacionais nas favelas na década de 1960 na revista HCS-Manguinhos. Leia mais.
Lançamento coletivo da Editora Fiocruz
Das 14 obras publicadas em 2023, sete são inéditas. Três foram destacadas pelo 9º Prêmio Abeu, e uma delas – Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde -, organizada pelos pesquisadores Christovam Barcellos, Carlos Corvalan e Eliane Lima e Silva, venceu o prêmio na categoria Ciências da Vida.
Tradicionalmente realizado em dezembro, o evento é uma oportunidade para o público encontrar autores, organizadores e equipe editorial das obras lançadas. Haverá mesa de autógrafos e tablets disponíveis para o uso do público, com acesso aos livros digitais da Editora Fiocruz.
Saiba mais e confira a lista de livros publicados pela Editora Fiocruz em 2023.
Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos entrevistas e artigos de autores:
Marcos Cueto e Gabriel Lopes publicam artigo sobre a participação do Brasil na política global da Aids
Trabalho acaba de ser publicado na revista Social History of Medicine (Oxford University Press)
Aids no Brasil: entrelaçando ativismo, direitos humanos, saúde pública e agências internacionais
Do confronto entre os atores à sinergia que levou ao sucesso e reconhecimento mundial do programa, as décadas de 1980 e 1990 são o recorte temporal do novo artigo de Marcos Cueto e Gabriel Lopes
Retrocesso na saúde global e o fim do excepcionalismo da Aids no Brasil, 2007-2019
Os historiadores Marcos Cueto e Gabriel Lopes publicaram artigo na revista Global Public Health
Artigo enfoca ação de agências internacionais em favelas na década de 1960
Segundo Rachel Viana, sem ideal de desenvolvimento definido, elas reproduziam estigmas da teoria da marginalidade e cultura da pobreza
Refazendas: as favelas tecendo a antropologia urbana
Rachel Viana apresenta sua pesquisa premiada sobre a etnografia feita por Anthony e Elizabeth Leeds e uma rede de pesquisadores nos anos 1960 no Jacarezinho, Rio de Janeiro
Clarice Lispector e o paradigma psicanalítico de compreensão da infância
Alejandra Josiowicz examina colunas e crônicas da escritora de 1952 a 1973
A questão do leite na América Latina em destaque em HCSM
O consumo de leite de origem animal e a sua complexa transformação em alimento industrial para grandes populações são tema de artigo de Sören Brinkmann e de todo um dossiê da quarta edição da revista de 2021, disponível na íntegra no portal SciELO. O número também traz artigos sobre assuntos diversos.
Fraude e regulação de alimentos no Brasil: reflexos da Primeira Guerra
Sören Brinkmann afirma em artigo que só com as reformas sanitárias dos anos 1920 o Estado assumiu suas responsabilidades
HCSM publica edição inédita de regimento de preços da farmácia brasileira de 1809
Documento foi transcrito por Amanda Peruchi, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp/Franca
Mentecaptos na história e na literatura brasileiras
Com a palavra, José Roberto Franco Reis.