Julho/2014

“
Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências” é o título do artigo de Jaime Benchimol, Roberta Cerqueira e Camilo Papi, da equipe editorial de
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, na nova edição da revista
Educação e Pesquisa, da Faculdade de Educação da USP (
Volume 40, n. 2, abr./jun. de 2014).
Tendo como pano de fundo as dificuldades enfrentadas pelos periódicos da área de humanas, o artigo discute a trajetória da revista
História Ciências, Saúde – Manguinhos, desde o seu lançamento em 1994 pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz até seu ingresso no Portal SciELO e as implicações que isso teve no tocante às rotinas editoriais, ao potencial de veiculação e às perspectivas de internacionalização.
O artigo procura ainda situar os editores em meio a correntes de pensamento que manifestam posições convergentes ou contraditórias a respeito de três questões: os processos em curso de hierarquização e internacionalização de periódicos científicos brasileiros; as formas de divulgar seus conteúdos e avaliar seu impacto; e as tendências quantitativistas e produtivistas hoje imperantes no meio acadêmico.
Por fim, são relatadas as dificuldades para internacionalizar
HCS – Manguinhos e os resultados alcançados após o ingresso nas redes sociais, em junho de 2013. Esta novidade levou a equipe a fazer uso de novas métricas, diferentes daquelas instituídas há mais tempo para aferir o impacto de publicações científicas.
Leia o artigo publicado em
Educação e Pesquisa:
Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências – http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Leia no blog de HCS-Manguinhos:
Quantidade versus qualidade, a polêmica continua
No blog em inglês:
Challenges to the publishers of humanities in scientific journalism and social networks
Sumário desta edição da revista de Educação e Pesquisa (Volume 40, n. 2, abr./jun. de 2014)