Divulgação científica em humanidades inova nas redes sociais

Agosto/2024

Uma das mesas mais esperadas do evento em comemoração aos 30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos é justamente aquela que encerra o evento, “Divulgação de periódicos científicos na área de ciências humanas”, que acontece nesta quinta, 8/8, a partir das 14h30, com transmissão online ao vivo no YouTube.

Ronaldo Araújo

Um dos palestrantes será Ronaldo Ferreira de Araújo, doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Segundo Araújo, a crescente presença de periódicos científicos nas mídias sociais tem se mostrado essencial para a disseminação do conhecimento e o engajamento do público. Ele adiantou ao Blog de HCS-Manguinhos um pouco do que vai expor em sua palestra:

“Apresentarei dados de 122 revistas da coleção SciELO Brasil ativas no Facebook e o desempenho que elas obtiveram nos últimos cinco anos em termos de visibilidade, influência, engajamento e reputação. Esta análise destaca a importância de uma abordagem mais relacional e em rede, onde as revistas científicas criam comunidades que extrapolam seu público usual, promovendo interações direcionadas”, revela.

No campo das humanidades, de acordo com Araújo, a divulgação científica nas redes sociais tem revelado inovações interessantes, como o uso de narrativas visuais, imagem multimídia, vídeos curtos, podcasts e webinars interativos.

“Essas estratégias não só tornam o conhecimento mais acessível e atrativo, mas também fortalecem o senso de comunidade e pertencimento entre pesquisadores e o público em geral”, afirma Ronaldo Araújo.

Também participarão da mesa “Divulgação de periódicos científicos na área de ciências humanas” José Ragas (Pontificia Universidad Católica de Chile), Mariana de Moraes Silveira (revista Varia Historia/Universidade Federal de Minas Gerais), Roberta Cardoso Cerqueira, editora-executiva da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos e Germana Barata (Labjor/Universidade Estadual de Campinas), que concedeu a este Blog um depoimento sobre a experiência da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. A mediação da mesa estará a cargo da jornalista Vivian Mannheimer, da assessoria Casa de Oswaldo Cruz e responsável pelas redes sociais e o blog de HCSM em inglês e espanhol.

Assista online:

Ciência aberta e os periódicos de ciências humanas: o evento online dos 30 anos da HCS-Manguinhos

Leia também:

História nas redes sociais amplia públicos e acesso ao conhecimento