Diretora da OMS relaciona vírus, epidemias, desmatamento, mudanças climáticas e saúde

Fevereiro/2021

María Neira, diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS

Em entrevista contundente a El País Brasil, publicada em 6 de fevereiro de 2021, a diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde, María Neira, afirma que a pandemia do coronavírus é mais uma prova da perigosa relação entre os vírus e as pressões do ser humano sobre o meio ambiente.

A cientista explica como os vírus do ebola, Sars e HIV saltaram dos animais para os humanos depois da destruição maciça de florestas tropicais e defende que governos e indivíduos compreendam que a mudança climática é um problema de saúde pública, e não uma questão de ecologia ou ativismo.

A cientista propõe uma revolução saudável, positiva e verde, e aponta na direção de energias limpas, como solar e eólica, para acelerar o crescimento econômico e reduzir a pobreza e a desigualdade. 

Leia a entrevista completa de María Neira no El País


Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Os significados da história da saúde pública global
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos reúne estudos que contribuem para a compreensão dos desafios atuais

‘As histórias das epidemias precisam ser interrogadas’
James Webb Jr. explica a Karine Rodrigues, da Casa de Oswaldo Cruz, o quanto pode ser perigoso estabelecer uma estratégia de combate a doenças sem estudar experiências do passado

Artigo mapeia o estado da arte da história ambiental do Brasil
Estudo publicado em HCS-Manguinhos mostra crescimento do interesse de pesquisadores brasileiros e estrangeiros pelo campo

Artigo relaciona projetos de desenvolvimento a epidemias de leishmaniose no Amazonas
Eles causaram alterações socioambientais, urbanas e demográficas, explica Cláudio de Oliveira Peixoto, da Fiocruz Amazônia, ao analisar historicamente a emergência da doença na região desde a década de 1970

A pandemia de coronavírus e o Antropoceno
André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial da Casa de Oswaldo Cruz: “Diferentemente de catástrofes que extinguiriam indistintamente todas as formas de vida, a Covid-19 atinge especificamente os humanos.”

Histórias de saúde planetária
Mudanças climáticas, poluição, aquecimento global e Antropoceno são termos que também podem ser usados por historiadores. Warwick Anderson e James Dunk, pesquisadores do Departamento de História da Universidade de Sydney, explicam o que é a saúde planetária em entrevista a Marcos Cueto, editor de HCS-Manguinhos

No meio do caminho havia um mangue
Artigo analisa os impactos ambientais da construção da estrada PA-458, que aterrou 26 quilômetros de manguezal entre a cidade Bragança e a praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará

Conheça as edições de HCS-Manguinhos sobre a Amazônia
Hoje, a Amazônia, finalmente, está na pauta do planeta. Mas na pauta de HCS-Manguinhos ela já está faz tempo. Conheça as edições.

Livro sobre história ambiental traz artigos de pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz
A obra é dividida em três partes: territórios, fronteiras e biodiversidade

Desmatamento no Mato Grosso era preocupação ambiental já no século XIX
Mário Ferraro e Silvia Figueirôa abordam a obra Viagem ao Redor do Brasil – 1875-1878, de João Severiano da Fonseca

Políticas para a Amazônia devem priorizar visões locais, defende historiador
André Felipe Cândido da Silva pesquisou a trajetória do cientista alemão Harald Sioli no Brasil desde os anos 1940

Harald Sioli e a esquistossomose na Fordlândia, 1950
O historiador André Felipe Cândido da Silva revela as descobertas do limnologista alemão em workshop sobre doenças tropicais na Fiocruz

A aposta pela vida: resenha discute obra de Enrique Leff sobre sociologia ambiental
Leo Peixoto Rodrigues, Rafael Braz e Camila Prates, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), escreveram para HCS-Manguinhos

O cerrado de Bernardo Élis na perspectiva da história ambiental
Artigo analisa as representações de natureza na obra do escritor

Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental
Artigo de Janaina Zito Losada em HCS-Manguinhos discute as contribuições das principais obras do autor

Bioética e ética ambiental em Van Potter
Autores enfocam dimensões interpessoais, socioeconômicas e políticas dos dilemas

A ciência a serviço da saúde humana e ambiental: entrevista com o químico, geneticista e ambientalista Flávio Lewgoy
Químico, geneticista, perito criminalístico e ambientalista, Flávio Lewgoy (1926-2015) tinha o compromisso ético de retribuir à sociedade o que aprendera em sua formação em instituições públicas. Leia entrevista concedida a Elenita Malta Pereira em HCS-Manguinhos.

Artigo discute tecnopolíticas das mudanças climáticas
Jean Carlos Hochsprung Miguel, pós-doutorando do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo, buscou compreender quais conhecimentos são produzidos para a administração do Estado e quem os desenvolve

Geo-história: a sociedade, o espaço e o tempo
Capítulo de livro escrito por Fernand Braudel durante sua prisão pelos nazistas é traduzido para o português por Guilherme Ribeiro.

Sensoriamento remoto, saberes e controle de territórios
Artigo de Marko Monteiro, do Instituto de Geociências da Unicamp, sugere reflexões para além da imagem

Leia em HCS-Manguinhos:

A construção de um país tropical: uma apresentação da historiografia ambiental sobre o Brasil, artigo de José Augusto Pádua e Alessandra Izabel de Carvalho (v. 27, n. 4, out-dez/2020)

Historical epidemiology and global health history, artigo de James Webb Jr. (v. 27, supl.1, set/2020)

No meio do caminho havia um mangue: impactos socioambientais da estrada Bragança-Ajuruteua, Pará, artigo de Marcus Vinicius Cunha Oliveira e Márcio Couto Henrique (vol.25, n.2, abr./jun. 2018)

Tecnopolíticas das mudanças climáticas: modelos climáticos, geopolítica e governamentalidade, artigo de Jean Carlos Hochsprung Miguel (vol.24, no.4, out./dez. 2017)

Repensando a “aposta pela vida”: para uma sociologia ambiental no século XXI, resenha de Leo Peixoto Rodrigues, Rafael Braz e Camila Prates sobre o livro A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul, de Enrique Leff. Ed. Vozes, 2016. (v. 24, n.4, out/dez 2017)

A desflorestação no Mato Grosso no livro Viagem ao redor do Brasil 1875-1878, do médico João Severiano da Fonseca, artigo de Mário Roberto Ferraro e Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa (v. 24, n. 2, abr/jun 2017)

Historiografia brasileira e meio ambiente: as contribuições de Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental, artigo de Janaina Zito Losada (v. 23, n. 3, jul/set 2016)

Teorias sobre a propagação da febre amarela: um debate científico na imprensa paulista, 1895-1903, artigo de Soraya Lódola e Edivaldo Góis Junior (v. 22, n.3, jul/set 2015)

A arte de conjugar tempo e espaço: Fernand Braudel, a geo-história e a longa duração, artigo de Guilherme Ribeiro (vol.22 no.2, jan./abr. 2015)

Construindo imagens e territórios: pensando a visualidade e a materialidade do sensoriamento remoto, artigo de Marko Monteiro (vol.22, no.2, abr./jun. 2015)

O medo do sertão: a malária e a Comissão Rondon (1907-1915), Arthur Torres Caser, Dominichi Miranda de Sá (v. 18, n. 2, jun 2011)

Antiescravismo e epidemia: “O tráfico dos negros considerado como a causa da febre amarela”, de Mathieu François Maxime Audouard, e o Rio de Janeiro em 1850., artigo de Kaori Kodama (v. 16, n.2, jun 2009)

Ferrovias, doenças e medicina tropical no Brasil da Primeira República, artigo de Jaime Larry Benchimol e André Felipe Cândido da Silva (v. 15, n. 3, jul/set 2008)

 Dossiê Amazônia: saúde, meio ambiente e cultura  (v.14,  supl. 0, dez. 2007).

Investimentos privados, impactos ambientais e qualidade de vida num empreendimento mineral amazônico: o caso da mina de manganês de Serra do Navio (Amapá), artigo de José Augusto Drummond (v. 6, 2000)

 Dossiê Visões da Amazônia  (v.6  supl. 0, set. 2000) 

História da descoberta da Biomphalaria occidentalis Paraense, 1981, artigo de Laïs Clark Lima (v.6 n.2 Rio de Janeiro jul./out. 1999)

Representação e intervenção em saúde pública: vírus, mosquitos e especialistas da Fundação Rockefeller no Brasil, artigo de Ilana Löwy, vol.5, no.3, Fev 1999

Desenvolvimento sustentável: debates em torno de um conceito problemático, resenha de José Augusto Drummond para o livro A geografia política do desenvolvimento sustentável, Bertha K. Becker e Mariana Miranda (orgs.), Editora da UFRJ, 1997 (v. 5, n. 3, fev 1999)

Visões do deserto: selva e sertão em Euclides da Cunha, artigo de Roberto Ventura (vol. 5, jul. 1998)