Dicionário das Ciências da Saúde no Brasil ganha 40 anos de história

Setembro/2023

Marina Lemle | Blog de HCS-Manguinhos

Lançado inicialmente no ano 2000 cobrindo o período de 1832 a 1930, o Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil ganhou, no início de setembro de 2023, uma nova edição, que estende seu escopo até 1970. Situado no endereço em www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br, o dicionário apresenta verbetes de associações profissionais e sociedades médicas, biografias, instituições de ensino, pesquisa, hospitalares e de assistência médica e órgãos governamentais.

Para saber das principais novidades da nova edição do dicionário, o Blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos entrevistou Maria Rachel Fróes da Fonseca, coordenadora executiva do projeto, pesquisadora do Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz (Depes/COC/Fiocruz) e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz).

Qual era o escopo da primeira edição do Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil e quais os principais destaques da nova edição ?

Anteriormente o escopo era 1832-1930. Nesta nova edição, ampliamos os marcos cronológicos para procurar contemplar as trajetórias das instituições e dos biografados até a década de 1970. O ano de 1832 constitui a etapa fundamental da institucionalização do ensino da medicina e das disciplinas correlatas, quando as antigas escolas médicas, criadas em 1808, do Rio de Janeiro e da Bahia, foram transformadas em Faculdades de Medicina. O período 1889-1930 significou o desenvolvimento e crescimento institucional nos campos da medicina, da saúde pública e das ciências biomédicas, e sua amplitude quase nacional. 

Ampliando o escopo, procuramos destacar que nas décadas de 1930 a 1970 se evidenciou o crescimento e diferenciação na prática e na profissionalização, destacando-se a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, em 1930, a reforma administrativa do governo Vargas e o Departamento Nacional da Saúde (1934), a criação dos conselhos profissionais e a consolidação da legislação profissional (1945), a especialização nas instituições de ensino médico, a estruturação ministerial da saúde e da educação em pastas autônomas (1953), a progressiva separação entre saúde pública e assistência médica, a reorganização administrativa do Ministério da Saúde (1970), constituído por órgãos e entidades, entre estes, a então denominada Fundação Oswaldo Cruz (1974).

A quem o dicionário deve interessar especialmente? Há um público-alvo?

Pela experiência que tivemos desde 2000 até os dias atuais, compreendemos que o público alvo é bem amplo, especialmente constituído por estudantes de graduação e pós-graduação, e de profissionais, professores no campo da ciências humanas e sociais.

No formato Wiki, mas com a chancela e a expertise do Departamento de Pesquisa da COC/Fiocruz, o dicionário se apresenta como “vocacionado a receber colaborações de instituições e de profissionais”. Quem pode contribuir e como? 

Estamos abertos a receber sugestões, comentários, e indicações para os verbetes já disponibilizados e para futuros verbetes. Esta contribuição, distintamente do formato de colaboração praticado na Wikipedia, poderá ser realizada somente por meio do envio de informações e/ou sugestões para o email do Dicionário, as quais serão sistematizadas e formatadas no padrão do conteúdo dos verbetes do Dicionário. E tendo em vista o perfil dos usuários e colaboradores que tivemos desde o início do Dicionário, entendemos que provavelmente virão de profissionais de áreas diversas, especialmente oriundos do cenário acadêmico na área das ciências humanas e sociais.

Está prevista uma próxima edição contemplando dos anos 1970 até hoje?

A ampliação para um recorte cronológico além de 1970 não está totalmente descartada. Entretanto, dada a complexidade do formato e padronização de elaboração dos verbetes, dado especialmente seus diferentes recursos e conectividade, não temos uma previsão efetiva neste sentido. 

Consulte o Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil