Seminário ‘Diálogo entre saberes para transformações planetárias’ abre atividades da Cátedra Oswaldo Cruz da Unesco

Maio/2023

Nesta quinta-feira, 1º de junho, a partir das 9h, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promoverá o seminário inaugural da Cátedra Oswaldo Cruz – Unesco no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Com o tema Diálogo entre saberes para transformações planetárias, o evento terá a conferência da professora e pesquisadora Sandra Benites, da etnia Guarani Nhandewa, com a participação do antropólogo e professor do Museu Nacional Eduardo Viveiros de Castro, e uma mesa-redonda sobre a flora brasileira, na parte da tarde.

A mesa de abertura, com a presença de representantes da Fiocruz e da Unesco-Brasil, e a conferência de Sandra Benites, serão realizadas presencialmente, assim como a mesa-redonda intitulada Flora brasileira, saberes tradicionais, que terá a mediação da professora e pesquisadora Lorelai Kury (COC/Fiocruz). O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Aprovada em 2020 pela Unesco, a Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura tem como objetivo principal discutir os estudos de ciência e saúde para o desenvolvimento de uma cultura científica e a disseminação da percepção da saúde como construção social e cultural. A meta é incentivar a colaboração Norte-Sul-Sul, reunindo instituições de pesquisa das Américas e da Europa e intensificando a troca de conhecimentos sobre patrimônio e história da ciência e saúde.

Além de fortalecer a Casa de Oswaldo Cruz como centro de excelência e inovação, o projeto visa congregar pesquisadores e estudiosos para discutir os efeitos históricos, científicos, sociais e culturais dos movimentos humanos desde tempos remotos até o século 21. A cátedra visa também possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre comunidades tradicionais e suas formas de saber com outras formas de saber e de conhecimento.

Confira a programação:

Seminário: Diálogo entre saberes para transformações planetárias

9h – Recepção

9h30 – Abertura com a presença de representantes da Fiocruz e Unesco-Brasil

10h30-12h – Conferência
Convidada: Sandra Benites
Comentador: Eduardo Viveiros de Castro (Museu Nacional)

14h-16h – Mesa-redonda: Flora brasileira, saberes tradicionais e saúde
Marcelo Henrique Dias (Uesc)
Juciene Ricarte Cardoso Tarairiú (UFCG)
Paulo Basta (Ensp/Fiocruz)
Mediadora: Lorelai Kury (COC/Fiocruz)

16h – Encerramento

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Plantas da Bahia segundo um cirurgião do século XVIII
Embora não tivesse formação em história natural, o médico Francisco Antônio de Sampaio enviava à Academia das Ciências de Lisboa seus escritos sobre a natureza na vila de Cachoeira e seus usos locais

Um novo mundo de plantas e a circulação de saberes médicos
Artigo de Heloisa Gesteira na revista HCS-Manguinhos explora a construção do conhecimento sobre a flora da América do Sul nos séculos XVII e XVIII a partir de diversos registros

Natureza e comércio no norte do Brasil no século XVII
Transcrição de Discurso do português Duarte Ribeiro de Macedo de 1633 revela riquezas naturais e circulação de conhecimentos

Plantas de uso indígena eram enviadas de Goiás para Portugal no século XVIII
Historiadores estudaram a contribuição indígena à história natural

Frutas e compotas para a saúde do colonizador
Artigo em HCS-Manguinhos analisa o discurso médico presente no consumo de frutas, doces e conservas na América portuguesa do século XVI

Lorelai Kury e Magali Romero Sá lançam “Representações da fauna no Brasil: séculos XVI-XX”
Os seis ensaios que compõem o livro levantam questões relevantes para a historiografia, como a demonstração de que as práticas humanas são mais bem compreendidas quando associadas aos demais seres vivos

Antropóloga defende diálogo para articular medicinas indígenas e sistema de saúde 
Entrevista da antropóloga Luciane Ouriques Ferreira ao Blog de HCS-Manguinhos em 2013. Ela é autora de artigo na revista HCS-Manguinhos em 2013

As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus 
Eliane Cristina Deckmann Fleck discute a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina

Leia em HCS-Manguinhos:

O cirurgião ilustrado Francisco Antônio de Sampaio e as plantas de “seu país” (vila de Cachoeira, BA – fins do século XVIII) artigo de André Nogueira e Lorelai Kury (HCS-Manguinhos v. 29, n. 1, jan-mar/2022)

O trânsito de plantas: circulação de saberes e práticas médicas na América Meridional durante a Época Moderna, artigo de Heloisa Meireles Gesteira (HCS-Manguinhos, v. 29, n. 1, jan-mar 2022)

Natureza e comércio no norte do Brasil: o “Discurso sobre os gêneros para o comércio, que há no Maranhão e Pará” de Duarte Ribeiro de Macedo (1633), artigo de Janaina Salvador Cardoso (HCS-Manguinhos, v. 29, n.1, jan/mar 2022)

A flora da antiga capitania de Porto Seguro na viagem de Wied-Neuwied, 1815-1817: prática científica, inventário naturalista e colaboração indígena, artigo de Francisco Cancela (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 28, n. 3, jul/set 2021)

Ordem Consolata e povos indígenas do território federal do Rio Branco (1948-1952): estratégias de abordagem para inserção de cuidados, artigo de Jacquelaine Alves Machado, Raphael Florindo Amorim e Fernando Porto (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 27, n. 4, out./dez. 2020)

Saborosos, sadios e digestivos: o discurso médico presente no consumo de frutos, conservas e compotas na América portuguesa do século XVI, artigo de Julianna Morcelli Oliveros e Christian Fausto Moraes dos Santos (vol. 24, n. 4, out./dez. 2017)

“Plantas novas que os doutos não conhecem”: a exploração científica da natureza no Oriente português, 1768-1808, artigo de Magnus Roberto de Mello Pereira (vol. 24, n.3, jul./set. 2017)

Evidências da circulação de conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil em um manuscrito de 1763 de António Nunes Ribeiro Sanches, artigo de Gisele C. Conceição (vol. 24, n. 2, abr./jun. 2017)

Novas raças, novas doenças: a possibilidade colonizadora por meio da mistura racial em History of Brazil (1810-1819) de Robert Southey, artigo de Flávia Florentino Varella (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 23, supl.1, Dez/2016)

A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII – artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 21 n.2 abr./jun. 2014)

O Sesp nunca trabalhou com índios”: a (in)visibilidade dos indígenas na atuação da Fundação Serviços de Saúde Pública no estado do Amazonas, artigo de Amandia Braga Lima Sousa e Júlio César Schweickardt (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.20, no.4, dez 2013)

A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas, artigo de Luciane Ouriques Ferreira (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.20, no.1, jan./mar. 2013)

Evidências de medicina mestiça em obra escrita por irmão jesuíta na América meridional do século XVIII– Artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Roberto Poletto(História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 19, n.4, dez 2012)

Aspectos socioculturais de vacinação em área indígena, artigo de Luiza Garnelo (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 18, n. 1, mar. 2011)

Comunidade sateré-mawé Y’Apyrehyt: ritual e saúde na periferia urbana de Manaus, artigo de João Bosco Botelho e Valéria Augusta C.M. Weigel (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.18, n.3, set 2011)

‘Formidável contágio’: epidemias, trabalho e recrutamento na Amazônia colonial (1660-1750), artigo de Rafael Chambouleyron, Benedito Costa Barbosa, Fernanda Aires Bombardi e Claudia Rocha de Sousa (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.18, no.4, dez 2011)

Ñande Ru Marangatua judicialização da luta pela terra indígena e o papel do cientista, artigo de Thiago Leandro Vieira Cavalcante (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 17, n. 2, jun 2010)

Dosuplemento Amazônia (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.14, supl.0, dez. 2007):

Globalização e ambientalismo: etnicidades polifônicas na Amazônia, artigo de Luiza Garnelo e Sully Sampaio (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 12, n. 3, 2005)

Caminhos percorridos pelo dr. Jorge Clarke Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira, artigo de Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins Costa (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.10, n.1, abr 2003)

Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX, artigo de Marcos Morel (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 8, supl.0, 2001)