Junho/2022
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, selecionamos algumas das postagens mais relevantes dos blogs de HCS-Manguinhos, além de artigos publicados na revista desde a sua criação.
Já em 1996, HCS-Manguinhos demonstrava preocupação com o meio ambiente e a história ambiental ao publicar a resenha de Magali Romero Sá sobre o livro A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira, do historiador e brasilianista norte-americano Warren Dean, sobre a história das relações entre o homem e um dos mais importantes ecossistemas mundiais — a Mata Atlântica. A professora e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz explica que o autor “avalia, através de um estudo pioneiro, as várias fases da interferência humana sobre esse ecossistema único, apontando as trágicas, e muitas vezes irreversíveis, conseqüências do processo.” Acesse a resenha em arquivo PDF (HCS-Manguinhos, v. 3, n. 3, nov 1996).
Risco, exposição e vulnerabilidade: uma combinação desastrosa
Mariana, MG: desastre da modernidade
Para o historiador Jó Klanovicz, na relação entre humanos e mundo natural na busca pela modernização, a política deixou os riscos em segundo plano
Artigo mapeia o estado da arte da história ambiental do Brasil
Os manguezais e nós: obra de Marta Vannucci é tema de artigo em HCS-Manguinhos
Considerada uma das mais importantes cientistas brasileiras, com diversos artigos e livros publicados, sua trajetória é tema de artigo de Alex Gonçalves Varela, professor do Departamento de História da Uerj
No meio do caminho havia um mangue
Artigo analisa os impactos ambientais da construção da estrada PA-458, que aterrou 26 quilômetros de manguezal entre a cidade Bragança e a praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará
A Mata Atlântica e a eco-história
No início do século XVI, a Mata Atlântica abrangia mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Hoje, restam apenas cerca de 12% da floresta original. Leia em HCS-Manguinhos: “Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história”, artigo de Arthur Soffiati (v. 4, n. 2, out 1997)
A história dos animais é tema de dossiê pioneiro da HCS-Manguinhos
Um novo mundo de plantas e a circulação de saberes médicos
Natureza e comércio no norte do Brasil no século XVII
Transcrição de Discurso do português Duarte Ribeiro de Macedo de 1633 revela riquezas naturais e circulação de conhecimentosDesmatamento no Mato Grosso era preocupação ambiental já no século XIX
O cerrado de Bernardo Élis na perspectiva da história ambiental
Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental
Espécies do Oriente para a agricultura do Brasil colônia
A aposta pela vida: resenha discute obra de Enrique Leff sobre sociologia ambiental
O Brasil de 1763 segundo António Nunes Ribeiro Sanches
Bioética e ética ambiental em Van Potter
A ciência a serviço da saúde humana e ambiental: entrevista com o químico, geneticista e ambientalista Flávio Lewgoy
Agricultura e agricultores no Brasil: história em revista
Criado em 1960 para comemorar o centenário da fundação do Ministério da Agricultura do Brasil, o Dia Nacional do Agricultor, 28 de julho, estimula reflexões. O Blog de HCS-Manguinhos fez uma seleção de artigos publicados ao longo de décadas na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.
Artigo discute tecnopolíticas das mudanças climáticas
Jean Carlos Hochsprung Miguel, pós-doutorando do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo, buscou compreender quais conhecimentos são produzidos para a administração do Estado e quem os desenvolve.
Sensoriamento remoto, saberes e controle de territórios
Artigo de Marko Monteiro, do Instituto de Geociências da Unicamp, sugere reflexões para além da imagem
Leia na revista HCS-Manguinhos:
O trânsito de plantas: circulação de saberes e práticas médicas na América Meridional durante a Época Moderna, artigo de Heloisa Meireles Gesteira (HCS-Manguinhos, v. 29, n. 1, jan-mar 2022)
Natureza e comércio no norte do Brasil: o “Discurso sobre os gêneros para o comércio, que há no Maranhão e Pará” de Duarte Ribeiro de Macedo (1633), artigo de Janaina Salvador Cardoso (HCS-Manguinhos, v. 29, n.1, jan/mar 2022)
A construção de um país tropical: uma apresentação da historiografia ambiental sobre o Brasil, artigo de José Augusto Pádua e Alessandra Izabel de Carvalho (v. 27, n. 4, out-dez/2020)
“Uma dádiva das marés”: os estudos sobre manguezais da cientista Marta Vannucci em sua trajetória internacional, 1969-1989, artigo de Alex Gonçalves Varela (HCS-Manguinhos, vol. 27 n. 1, jan/mar 2020)
Repensando a “aposta pela vida”: para uma sociologia ambiental no século XXI, resenha de Leo Peixoto Rodrigues, Rafael Braz e Camila Prates sobre o livro A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul., de Enrique Leff. Ed. Vozes, 2016. (v. 24, n.4, out/dez 2017)
Saborosos, sadios e digestivos: o discurso médico presente no consumo de frutos, conservas e compotas na América portuguesa do século XVI, artigo de Julianna Morcelli Oliveros e Christian Fausto Moraes dos Santos (vol. 24, n. 4, out./dez. 2017)
“Plantas novas que os doutos não conhecem”: a exploração científica da natureza no Oriente português, 1768-1808, artigo de Magnus Roberto de Mello Pereira ( vol. 24, n.3, jul./set. 2017)
Evidências da circulação de conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil em um manuscrito de 1763 de António Nunes Ribeiro Sanches, artigo de Gisele C. Conceição ( vol. 24, n. 2, abr./jun. 2017)
A ciência a serviço da saúde humana e ambiental: entrevista com o químico, geneticista e ambientalista Flávio Lewgoy. Entrevista concedida a Elenita Malta Pereira (vol.24, no.1, jan./mar. 2017)
Da ética ambiental à bioética ambiental: antecedentes, trajetórias e perspectivas, artigo de Marta Luciane Fischer, Thiago Cunha, Valquiria Renk, Anor Sganzerla e Juliana Zacarkin dos Santos (vol.24, n.2, abr./jun. 2017)
A desflorestação no Mato Grosso no livro Viagem ao redor do Brasil 1875-1878, do médico João Severiano da Fonseca, artigo de Mário Roberto Ferraro e Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa (vol.24, no.2, abr./jun. 2017)
O cerrado goiano na literatura de Bernardo Élis sob o olhar da história ambiental, artigo de Sandro Dutra e Silva, Aurea Marchetti Bandeira, Giovana Galvão Tavares e Luciana Murari (vol.24, no.1, jan./mar. 2017)
Historiografia brasileira e meio ambiente: as contribuições de Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental, artigo de Janaina Zito Losada (vol.23, no.3, jul./set. 2016)
Malária como doença e perspectiva cultural nas viagens de Carlos Chagas e Mário de Andrade à Amazônia, artigo de Nisia Trindade Lima (v.20, n.3, jul.-set 2013)
O medo do sertão: a malária e a Comissão Rondon (1907-1915), Caser, Arthur Torres and Sá, Dominichi Miranda (jun 2011, vol.18, no.2)
Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil. Klanovicz, Jó. Mar 2010, vol.17, no.1
Um caminho para a ciência: a trajetória da botânica Leda Dau, Azevedo, Nara, Cortes, Bianca Antunes and Sá, Magali Romero . 2008, vol.15
Ferrovias, doenças e medicina tropical no Brasil da Primeira República, artigo de Jaime Larry Benchimol e André Felipe Cândido da Silva (vol.15 n.3 jul/set. 2008)
Cândido de Mello Leitão: as ciências biológicas e a valorização da natureza e da diversidade da vida, artigo de José Luiz de Andrade Franco e José Augusto Drummond (v.14 n.4 out./dez. 2007)
Armando Magalhães Corrêa: gente e natureza de um sertão quase metropolitano. Franco, José Luiz de Andrade and Drummond, José Augusto, Dez 2005, vol.12, no.3
Homens de ciência no Brasil: impérios coloniais e circulação de informações (1780-1810). Kury, Lorelai. vol.11, suppl.1, 2004
Os intelectuais e as representações da nação: um sertão chamado Brasil, artigo de Marcos Cezar de Freitas sobre livro de Nísia Trindade Lima (vol. 8, n. 3, dez 2001)
Viajantes-naturalistas no Brasil oitocentista: experiência, relato e imagem, Kury, Lorelai, vol.8, 2001
O botânico e o mecenas:João Barbosa Rodrigues e a ciência no Brasil na segunda metade do século XIX.Sá, Magali Romero. 2001, vol.8
Richard Spruce, botânico e desbravador da América do Sul, artigo de Mark R. D. Seaward traduzido por Josino Costa Moreira (v.7, n.2, jul./out. 2000)
Investimentos privados, impactos ambientais e qualidade de vida num empreendimento mineral amazônico: o caso da mina de manganês de Serra do Navio (Amapá), Drummond, José Augusto. 2000, vol.6
Desenvolvimento sustentável: debates em torno de um conceito problemático, artigo de José Augusto Drummond (vol.5, n.3, fev 1999)
Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, artigo de Nisia Trindade Lima no suplemento especial sobre Canudos (vol.5, 1998)
A conquista do espaço: sertão e fronteira no pensamento brasileiro, artigo de Lúcia Lippi Oliveira (vol. 5, jul. 1998)
Visões do deserto: selva e sertão em Euclides da Cunha, artigo de Roberto Ventura (vol. 5, jul. 1998)
Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, artigo de Nisia Trindade Lima no suplemento especial sobre Canudos (vol.5, 1998)
Ciência e nação: romantismo e história natural na obra de E. J. da Silva Maia. Kury, Lorelai. vol.5, no.2, out 1998
A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira. Sá, Magali Romero, vol.3, no.3, nov 1996