Desafios históricos das águas do Rio são tema de evento online

Junho/2021

Refletir sobre as águas do Rio de Janeiro e os desafios para a constituição de uma cidade sustentável e saudável a partir de múltiplos pontos de vista é o objetivo do encontro online As águas do Rio: desafios históricos, que a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoverão na próxima segunda-feira, 14 de junho, às 15h, na página da COC no Facebook. A historiadora Lorelai Kury, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC), apresentará a palestra Antigas águas do Rio de Janeiro. Alexandre Pessoa, engenheiro sanitarista da Escola Politécnica, debaterá Do saneamento básico ao ambiental e multiescalaridade das águas. Por fim, a educadora do Museu da Vida Ana Carolina Gonzalez apresentará o tema Os rios brasileiros em uma exposição de arte e ciência. A mediação dos debates será da historiadora do PPGHCS Ingrid Casazza.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Água, justiça e saúde: avanços e retrocessos desde 1970

Christian McMillen, professor do Departamento de História da Universidade de Virgínia (EUA), discute a Década Internacional de Abastecimento de Água Potável e Saneamento e o Blue Nile Health Project em artigo na revista HCS-Manguinhos

O acesso à água e os excluídos da prevenção à Covid-19

No especial Covid-19: o olhar dos historiadores da Fiocruz, do site da Casa de Oswaldo Cruz, Ingrid Fonseca Casazza defende a elaboração de políticas públicas permanentes e estruturais que amenizem a situação de vulnerabilidade dos que não têm acesso adequado à água
 

 

Leia em HCS-Manguinhos:

A água e o fim da ambição na saúde global, c.1970-1990, artigo de Christian McMillen (v. 27, supl. 1, set. 2020)

Desenvolvimentismo e conservacionismo na Era Vargas,  artigo de Ingrid Fonseca Casazza, (v. 27, n. 2, abr./jun. 2020)

Saneamento é saúde? O saneamento no campo da saúde coletiva, artigo de Paulo Rubens Guimarães Barrocas, Flavia Franchini de Mattos Moraes e Ana Cristina Augusto Sousa (vol.26, n.1, jan./mar. 2019)

Eliasz Cynamon e o Programa do Rio Doce (Sesp): contribuição de fontes para a história das ações de saúde e saneamento no Brasil, 1952-1960, artigo de Renato Gama-Rosa Costa, Simone Cynamon Cohen e Camila Nunes Soterio (vol.25, no.1, mar/2018)

Política de saneamento básico no Brasil: discussão de uma trajetória, artigo de Ana Cristina A. de Sousa e Nilson do Rosário Costa (vol.23, n.3, jul./set. 2016)

Edição Oceanos e mares: histórias, ciências e políticas (vol.21 no.3 , jul./set. 2014)

Um esquecido marco do saneamento no Brasil: o sistema de águas e esgotos de Ouro Preto (1887-1890)Alberto Fonseca e José Francisco do Prado Filho. (vol.17, no.1, mar 2010)

O povo das águas pretas: o caboclo amazônico do rio NegroSantos, Fernando Sergio Dumas dos.  Dez 2007, vol.14 

Nos confins da civilização: Algumas histórias brasileiras de Hercule Florence, artigo de Francisco Foot Hardman e Lorelai Kury (vol.11, no.2, ago 2004) 

Viajantes-naturalistas no Brasil oitocentista: experiência, relato e imagem, artigo de Lorelai Kury (vol.8, 2001)

Los circuitos del agua y la higiene urbana en la ciudad de Cartagena a comienzos del siglo XXartigo de Álvaro León Casas Orrego (vol.7, no.2, , oct 2000)

Ciência e nação: romantismo e história natural na obra de E. J. da Silva Maia, artigo de Lorelai Kury (vol.5, no.2, out 1998)