A Casa de Oswaldo Cruz promove a projeção de curtas-metragens com imagens produzidas por dois dos principais conhecedores das condições de vida dos índios durante o regime militar: o médico e indigenista Noel Nutels e o documentarista Jesco Von Puttmaker.
Os curtas Pacaás Novos (1963), de Nutels, e Arará (1970) de Von Puttmaker, serão exibidos no Museu da Vida, na Fiocruz, na quarta-feira, 1 de outubro, às 13h. Após a projeção, haverá debate com a socióloga e documentarista Stella Oswaldo Cruz Penido (COC) e com a antropóloga Maria Lúcia de Macedo Cardoso (Ensp).
Leia no blog de HCS-Manguinhos:
Antropóloga defende diálogo para articular medicinas indígenas e sistema de saúde – Entrevista com Luciane Ouriques Ferreira
As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus – Eliane Cristina Deckmann Fleck discute a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina.
Leia em HCS-Manguinhos:
A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas, artigo de Luciane Ouriques Ferreira (vol.20, no.1, jan./mar. 2013)
O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio, artigo de Fernando de Tacca, professor da Universidade Estadual de Campinas (v.18 n.1, mar. 2011)
Cinco imagens e múltiplos olhares: ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX, artigo de Marcos Morel (vol.8, 2001)
“O Sesp nunca trabalhou com índios”: a (in)visibilidade dos indígenas na atuação da Fundação Serviços de Saúde Pública no estado do Amazonas, artigo de Amandia Braga Lima Sousa e Júlio César Schweickardt (vol.20, no.4, dez 2013)
Aspectos socioculturais de vacinação em área indígena, artigo de Luiza Garnelo (vol.18, no.1, Mar 2011)
Ñande Ru Marangatu: a judicialização da luta pela terra indígena e o papel do cientista, artigo de Thiago Leandro Vieira Cavalcante (vol.17, no.2, Jun 2010)
O mundo e o conhecimento sustentável indígena, artigo de André Fernando (vol.14, Dez 2007)
Globalização e ambientalismo: etnicidades polifônicas na Amazônia, artigo de Luiza Garnelo e Sully Sampaio (vol.12, Dez 2005)
A persistência da teoria da degeneração indígena e do colonialismo nos fundamentos da arqueologia brasileira, artigo de Francisco Silva Noelli e Lúcio Menezes Ferreira (vol.14, no.4, Dez 2007)
.