Dezembro/2016
Desde a década de 1990, várias disciplinas surgiram na interface entre neurociência e as ciências sociais e humanas. A maior parte delas procura capturar as semelhanças subjacentes à heterogeneidade de comportamentos e experiências humanas. As chamadas “neurodisciplinas da cultura” – neuroantropologia e neurociência cultural – parecem à primeira vista diferentes, uma vez que seus objetivos são compreender as especificidades em vez das semelhanças e abordar como as diferenças culturais são inscritas no cérebro. O artigo Cultura: pelo cérebro ou no cérebro?, publicado em inglês nesta edição de HCS-Manguinhos (vol.23, n.4, out/dez 2016), oferece uma visão geral dessas disciplinas e de sua relação com áreas como a psicologia cultural e a neurociência social. De autoria de Francisco Ortega, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Fernando Vidal, professor do Catalan Institution for Research and Advanced Studies e do Centro de Historia de la Ciencia da Universitat Autònoma de Barcelona, o artigo discute alguns dos estudos mais representativos na área, a fim de explorar de que forma são relevantes para a compreensão da cultura. Leia em HCS-Manguinhos: Cultura: pelo cérebro ou no cérebro?, artigo de Francisco Ortega e Fernando Vidal (vol.23, n.4, out/dez 2016).Cultura: pelo cérebro ou no cérebro?
Posted | Comentários desativados em Cultura: pelo cérebro ou no cérebro?
Aleatórios
-
'Museus para uma sociedade sustentável' é o tema da 13ª Semana de Museus
-
Ferrovia que integrou o sertão marca urbanização do interior
-
Chagas de uma velha conhecida
-
21 de março: Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
-
Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio, seleciona bolsistas para projetos de pesquisa
-
Sociedade vence a batalha: Marco Civil na Internet é aprovado
-
Lilia Moritz Schwarcz, ‘imortal’ da ABL nas páginas de HCS-Manguinhos
-
Fumo persiste como pandemia global, afirma historiador de Harvard
-
Pólio e muito mais nesta edição de HCS-Manguinhos
-
Campanha de multivacinação busca retomar altas coberturas no Brasil