Janeiro/2021
Neste sábado, 30 de janeiro de 2021, completa um ano que a Covid-19 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Na época, havia menos de 100 casos da doença fora da China. Esta semana, o mundo registrou 100 milhões de casos e 2,1 milhões de mortes. Nas últimas duas semanas, houve mais notificações de casos do que nos primeiros seis meses da pandemia.
Em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus disse que a crise de saúde “expôs e explorou as desigualdades do mundo” e alertou para “o perigo real de que as ferramentas que podem ajudar a acabar com a pandemia – as vacinas – podem exacerbar essas mesmas desigualdades.”
Ele pediu que as vacinas sejam usadas da maneira mais eficaz e justa possível e desafiou a comunidade internacional para que, nos primeiros 100 dias de 2021, profissionais de saúde e idosos estejam sendo vacinados em todos os países. Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, será equidade na saúde.
Veja os especiais sobre a Covid-19 nos Blogs de HCS-Manguinhos nacional e internacional:
Primeira edição de HCS-Manguinhos de 2015 traz os dossiês ‘Bioética e diplomacia em saúde’ e ‘Saúde internacional/saúde global’