Covid-19 como questão de memória, verdade e justiça

Janeiro/2024

Deisy Ventura

Referência fundamental sobre a pandemia de covid-19 devido ao seu amplo conhecimento de direito internacional com foco na saúde, Deisy Ventura, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, usou evidências para demonstrar como a política do governo Bolsonaro (2019-2022) ajudou a espalhar o coronavírus no Brasil.

Nesta entrevista publicada no suplemento da revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos sobre a covid-19 na América Latina (v. 30, supl. 1), Deisy Ventura discute a dimensão política da pandemia no Brasil. Segundo ela, o governo brasileiro tinha uma política sistemática de propagação do vírus e a pandemia deveria ser tratada como uma questão de memória, verdade e justiça.

Concedida a Carlos Henrique Assunção Paiva (COC/Fiocruz), Claudia Agostoni (Instituto de Pesquisas Históricas – UNAM), Vivian Mannheimer (doutora em Comunicação/PPGCOM/PUC-Rio) e Marcos Cueto (COC/Fiocruz), a entrevista de Deisy Ventura oferece algumas reflexões sobre a saúde global e discute o manejo da pandemia no Brasil e suas implicações nos direitos humanos.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Covid-19 como tema de memória, verdade e justiça: entrevista com Deisy Ventura. Ventura, D., Paiva, C. H. A., Agostoni, C., Mannheimer, V., & Cueto, M.. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (v. 30, supl. 1, 2023)