Outubro/2013
Blog Scielo em Perspectiva
Janet Seggie
- solicitação de dados brutos;
- repetição de análises;
- verificação de todas as referências;
- sugestões detalhadas para o aperfeiçoamento;
- detecção de erros ou fraudes.
3. Uma vez que não há atividades de treinamento específico para exercer a revisão por pares, foi sugerido que introduzir erros específicos em artigos para serem detectados por jovens revisores em um treinamento orientado pode contribuir para formar uma nova geração de revisores por pares. A senhora concorda?
Eu concordo plenamente com o treinamento formal em revisão por pares para jovens cientistas. De fato, esses colegas, ativos em seus campos de pesquisa, são os revisores ideais! E sim, introduzir erros nos artigos que são a matéria de estudo desse treinamento formal, para assim instruir os futuros revisores, parece sensato; especialmente por haver pesquisa demonstrando que os revisores não são bons em identificar tais erros (a saber, pesquisa do BMJ, que treinou revisores com artigos que, deliberadamente, continham erros, mas mostrou que ninguém detectou todos os erros. Houve revisores que não detectaram nenhum; a maioria detectou apenas um quarto dos erros).
4. Qual seria, na sua opinião, a melhor maneira de reconhecer a revisão por pares de boa qualidade e evitar a revisão parcial ou superficial? A senhora considera a remuneração para a revisão por pares?
Eu não acredito que a remuneração confirmaria a qualidade. (Vale ressaltar que os periódicos, comos que supervisiono, não poderia se dar ao luxo de remunerar seus revisores). No entanto, é preciso haver alguma recompensa para o trabalho “missionário” solicitado aos revisores, que precisam arranjar de quatro a seis horas das suas vidas profissionais e pessoais atarefadas para se tornarem revisores de qualidade. O que é necessário é que a revisão seja reconhecida como parte integrante do trabalho de pesquisa, em paralelo à publicação da pesquisa, por parte das instituições contratantes. Fazer revisão para o periódico X e para o periódico Y contribui para a promoção da mesma forma que publicar no Jornal X.
5. Durante o congresso sobre a revisão por pares, em Chicago, foi discutida a validade de certos ensaios com medicamentos, uma vez que alguns estudos não são metodologicamente apropriados e/ou estatisticamente significativos, embora muitos tenham publicado em periódicos de grande influência — e supostamente, revisados de maneira rigorosa. Em sua opinião, o que pode ser feito para evitar que tais estudos sejam publicados?
(Eu espero aprender mais sobre esse congresso com os colegas nas reuniões do SciELO).
Esta é uma questão difícil e levanta questões de ética, tais como conflitos de interesse por parte dos revisores desses ensaios e a escrita “fantasma”. O risco é que os revisores do medicamento A podem estar envolvidos com os ensaios do medicamento B (visando a mesma doença/distúrbio e com a mesma eficácia). É evidente que os revisores precisam declarar seus conflitos de interesse, caso existam. Eu acrescentaria que a publicidade por parte da Pharma pode distorcer o processo de publicação, levantando questões de incentivos de consequências imprevistas, principalmente na atual situação econômica enfrentada pela publicação em geral, e pela acadêmica em particular.
Quanto à metodologia e a significância estatística, os periódicos devem recorrer a revisões de estatísticos para determinar a solidez do protocolo do estudo e as conclusões obtidas dos resultados. Mas para isso é preciso que os periódicos contratemestatísticos… o que somente os periódicos mais prósperos podem conseguir.
Nota
¹ Tradução: crítica contínua, mas construtiva da pesquisa de uma nova norma da ciência.
Referência
HORTON, R. Written evidence to UK Parliament. Parliament UK, 9 Feb 2011. Available from: <http://www.publications.parliament.uk/pa/cm201011/cmselect/cmsctech/writev/856/m02.htm>
Fonte: Blog Scielo em Perspectiva
Como citar: Entrevista com Janet Seggie. SciELO em Perspectiva. [viewed 04 October 2013]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2013/10/02/entrevista-com-janet-seggie



