Como, quando e por que a ciência falha em se corrigir?

Janeiro/2023

“Como, quando e por que a ciência (não) se corrige?”

Este é o tema de um dos painéis abertos que ocorrerão na reunião quadrienal conjunta de 2024 da Associação Europeia para o Estudo da Ciência e Tecnologia (EASST) e da Sociedade de Estudos Sociais da Ciência (4S), que se realizará em Amsterdã, Holanda, de 16 a 19 de julho de 2024. O tema da reunião quadrienal é “Making and doing transformations”, ou “Produzindo e fazendo transformações”, em tradução livre. O evento terá painéis, apresentações e outros eventos que exploram o papel dos estudos de ciência e tecnologia na produção de contribuições para transformações em uma era de grandes desafios sociais. O envio de resumos vai até 12 de fevereiro de 2024. 

Organizado por Mady Malheiro Barbeitas (Centre National de la Recherche Scientifique/CNRS) e Candida Sánchez Burmester (Maastricht University), o painel “Como, quando e por que a ciência (não) se corrige?” abordará fatores que levam os cientistas a fazer afirmações errôneas ou mesmo fraudulentas e que desencorajam a correção de erros. Também será discutido como, quando e por que os cientistas tentam corrigir os erros. 

Segundo as pesquisadoras, uma suposição muito comum é que “a verdade sempre será revelada” na ciência. Mesmo que os pesquisadores cometam erros, presume-se que os erros acabarão por ser corrigidos. No entanto, os cientistas que se deparam com afirmações exageradas ou imprecisas e erros na literatura científica enfrentam muitos desafios ao tentar corrigi-los. Eles são frequentemente ignorados ou as correções demoram para ser publicadas, existe uma recusa no reconhecimento de erros por parte de autores e editores de revistas científicas e as instituições não apoiam a publicação de correções.

O painel será dividido em quatro sessões : 1) as transformações do campo da ciência através da propaganda e da ignorância; 2) os regimes métricos e o ativismo epistêmico; 3) os estudos de replicação no século XXI; 4) quais têm sido os obstáculos à (auto)correção na academia e na indústria. As organizadoras ressaltam que para todas as sessões serão especialmente bem-vindas comunicações com enfoque no Sul Global ou em outras regiões que têm recebido menos atenção nas discussões sobre correção científica. Envie seu resumo até 12 de fevereiro de 2024! Saiba mais