Ciência e leishmanioses: história centenária revelada por Jaime Benchimol

Agosto/2025

Jaime Larry Benchimol. Foto de Jeferson Mendonça/Fiocruz, 2024.

Jaime Larry Benchimol. Foto de Jeferson Mendonça/Fiocruz, 2024.

Editor-científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos de 1995 a 2014, Jaime Larry Benchimol é o autor do capítulo 7 – Ciência e leishmanioses: uma história centenária – do e-book “Ciências e Tecnologias num Brasil (in)dependente” (Editora Ibict, 2025), que será lançado na quarta-feira, 27/8, às 14h, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro.

O lançamento contará com um bate-papo em formato híbrido entre as organizadoras do livro – as pesquisadoras Heloisa Maria Bertol Domingues e Marta de Almeida, e os autores dos capítulos – especialistas na área de história das ciências de diferentes instituições do país e do exterior. Saiba mais.

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Benchimol é co-autor dos dois volumes do livro Uma história das leishmanioses no Novo Mundo. O primeiro volume, escrito com Denis Guedes Jogas Junior, aborda estudos do final do século XIX aos anos 1960 e aspectos pouco conhecidos da história da doença no Brasil; o segundo volume, escrito com Cláudio de Oliveira Peixoto, aborda a doença dos anos 1960 ao século XXI, com foco na Amazônia.

Nas Considerações finais do capítulo no novo e-book, Jaime Benchimol explica que a crescente especialização dos profissionais que lidam com leishmanioses parece ter como contrapartida uma maior dificuldade para perceber o problema holisticamente.

“O desafio que se coloca às gerações formadas na virada do século XX ao XXI não é só a necessidade de articular o econômico-social, o médico-biológico e o ambiental, como as várias escalas de observação das leishmanioses, desde os macroprocessos de longa duração, como as mudanças climáticas, que interferem na distribuição de vetores e hospedeiros, aos microprocessos que transcorrem no plano molecular”, afirma. Leia o capítulo na íntegra:  https://doi.org/10.22477/9788570131737.cap7

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Artigo relaciona projetos de desenvolvimento a epidemias de leishmaniose no Amazonas
Eles causaram alterações socioambientais, urbanas e demográficas, explica o historiador Cláudio de Oliveira Peixoto, autor de texto publicado na revista HCS-Manguinhos

Amazônia em foco no segundo volume de Uma história das leishmanioses no Novo Mundo

Jaime Larry Benchimol e Cláudio de Oliveira Peixoto lançam livro que aborda a doença dos anos 1960 ao século XXI no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, de 13 a 16 de novembro em Belém, no Pará.

Livro detalha a trajetória das leishmanioses no Brasil 
Escrito pelos historiadores Jaime Larry Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior, obra traz à luz diversos aspectos pouco conhecidos da história do fim do século XIX aos anos 1960. O lançamento é uma coedição da Editora Fiocruz com a Fino Traço Editora.

Leishmanioses: circulação de saberes e assimetrias entre ‘centros’ e ‘periferias’ científicas no início do século XX
Em artigo, Denis Guedes Jogas Jr mostra que pesquisadores sul-americanos não contaram com o mesmo acesso aos principais periódicos científicos da Europa que seus colegas europeus

Uma história das leishmanioses no novo mundo conquista Prêmio Abeu 2021 – Ciências da Vida 
Obra dos historiadores Jaime Larry Benchimol e Denis Jogas (Editora Fiocruz e Fino Traço) conta a trajetória dos estudos da doença no Brasil

Leishmanioses: negligenciadas por políticos, mas não por pesquisadores
“Embora sejam de fato negligenciadas pelas políticas públicas e afetem populações negligenciadas, mobilizam uma das mais pujantes comunidades de pesquisa no Brasil”, afirma Jaime Benchimol em artigo na revista HCS-Manguinhos

Tese joga luz nas descobertas sul-americanas sobre leishmanioses
O historiador Denis Guedes Jogas Junior recebeu uma menção honrosa do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses por sua pesquisa de doutorado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Leia em HCS-Manguinhos:

Saúde, ciência e desenvolvimento: a emergência da leishmaniose tegumentar americana como desafio médico-sanitário no Amazonas, artigo de Cláudio de Oliveira Peixoto (v. 27, n. 3, jul/set 2020)

Trópicos, ciência e leishmanioses: uma análise sobre circulação de saberes e assimetrias, artigo de Denis Guedes Jogas Jr. (vol.24, no.4, out./dez. 2017)

Sobre a origem e dispersão das leishmanioses cutânea e mucosa com base em fontes históricas pré e pós-colombianas, artigo de Alfredo J. Altamirano-Enciso, Mauro C. A. Marzochi, João S. Moreira, Armando O. Schubach e Keyla B. F. Marzochi (vol. 10, n. 3, set/dez 2003)