Cerrado é tema de nova edição do minicurso História e Antropoceno

Julho/2024

Foto: Guilherme Moura Fagundes

O Cerrado será o tema da 5ª edição do minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, que será realizado remotamente pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) entre 9 de agosto e 11 de setembro, em sessões semanais às quartas-feiras. As atividades terão transmissão aberta pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube, com tradução simultânea para Libras. Aqueles que quiserem obter certificado de participação devem se inscrever entre 8 e 31 de julho no Campus Virtual Fiocruz 

O objetivo do minicurso é apresentar e discutir o impacto do Antropoceno nos diversos campos do conhecimento, entre as humanidades, as ciências da vida e as ciências da Terra, tendo por finalidade se familiarizar com os temas e debates que o conceito tem suscitado nesses campos, por meio de especialistas brasileiros que vêm se dedicando ao assunto.

Com o tema Cerrado, a edição do curso este ano reunirá especialistas e ativistas que abordam a longa história socioambiental da região, seus ecossistemas, seus habitantes humanos e não humanos e sua importância para a sociobiodiversidade, o clima e os recursos hídricos. Os convidados discutirão como o Cerrado vem sendo palco de processos e tendências de transformações socioambientais mais intensas das últimas décadas no país e no mundo.

A organização do minicurso é dos pesquisadores Ana Marcela França e André S. Bailão (COC/Fiocruz), Claiton Marcio da Silva (UFFS) e Sandro Dutra e Silva (UEG e UniEvangelica).  Os professores serão Dominichi Miranda de Sá (COC/Fiocruz), Altair Barbosa (PUC-GO), Guilherme Moura Fagundes (USP), Laerte G. Ferreira Jr. (UFG e MapBiomas), José Luiz Franco (UnB) e Vívian da Silva Braz (UniEvangelica) e Edineide Rocha (MST/DFE, UnB).

Confira a programação completa no Campus Virtual Fiocruz. 

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz

Leia no Blog e na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos:

Infértil cerrado?

O debate sobre a suposta infertilidade do solo do bioma brasileiro na primeira metade do século XX é o mote do artigo A face infértil do Brasil: ciência, recursos hídricos e o debate sobre (in)fertilidade dos solos do cerrado brasileiro, 1892-1942, de Claiton Márcio da Silva.

O cerrado de Bernardo Élis na perspectiva da história ambiental

Artigo de Sandro Dutra e Silva, Aurea Marchetti Bandeira e Giovana Galvão Tavares analisa as representações de natureza na obra do escritor Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, nascido em 1915 nos “cafundós” de Goiás. Autor de obras como Ermos e gerais, de 1944, ele trouxe o cerrado para a literatura de ficção brasileira.

O Antropoceno, a ‘tecnosfera’ e as ciências humanas

Nas duas últimas décadas, a quantidade de publicações aumentou exponencialmente, principalmente nas humanidades. Leia artigo de Walter Francisco Figueiredo Lowande na revista HCS – Manguinhos.

Antropoceno: dos desastres naturais às tragédias evitáveis

Compilamos entrevistas e reportagens publicadas no Blog de HCS-Manguinhos e links para artigos publicados na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos relacionados a desastres ambientais e o Brasil no Antropoceno

Risco, exposição e vulnerabilidade: uma combinação desastrosa

O historiador Jó Klanovicz aborda nossas relações com eventos extremos e mostra como a história dos desastres pode ajudar a construir uma sociedade resiliente
 

Desastre da modernidade

Para o historiador Jó Klanovicz, na relação entre humanos e mundo natural na busca pela modernização, a política deixou os riscos em segundo plano
 

Revista História Unisinos traz dossiê sobre história ambiental e mudanças climáticas

Os historiadores Eduardo Relly e Jó Klanovicz organizaram o dossiê Histórias ambientais do clima e as baixas temperaturas: perspectivas diante do Antropoceno

História da mineração brasileira ganha resenha de Maria Margaret Lopes em HCS-Manguinhos

A trajetória da mineração no Brasil desde os tempos coloniais, quando a exploração de ouro e diamante enriqueceu a coroa portuguesa, até desastres ambientais como Brumadinho, são tema de livro de Iran Machado e Silvia Figueirôa.

Muito além dos desastres naturais

“O Brasil vive sob o impacto de graves desastres ambientais, culturais e políticos há séculos”, afirmam Maria Margaret Lopes e Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa em artigo na revista Isis que acaba de ser publicado. Ambas também são autoras de artigos publicados em HCS-Manguinhos.