Casa de Oswaldo Cruz lança novo ‘Especial História e Covid-19’

Março/2023

A Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz lançou um novo “Especial História e Covid-19”, organizado pelo Departamento de Pesquisa em História das Ciências e Saúde. A iniciativa busca refletir sobre os impactos da pandemia de Covid-19 em processos e debates relevantes à disciplina histórica. 

O artigo ‘Os impactos da pandemia no ofício das historiadoras e historiadores’, assinado pelo historiador da Casa Luiz Alves Araújo Neto, abre o especial. Os artigos serão divulgados às segundas e quintas-feiras pelas redes sociais.

O segundo artigo lançado neste mês de março de 2023 é ‘Pandemia e os métodos digitais no ofício do historiador: aceleração e urgência’, assinado por Eric Brasil, é o tema do novo artigo do Especial História e Covid-19. O historiador propõe reflexões sobre a atuação de historiadores e tecnologia, e destaca a formação 2.0 para a área de história.

“Uma discussão sobre formação na história, portanto, se faz urgente. Mais do que apenas um letramento, seria fundamental a incorporação de debates mais profundos sobre: interdisciplinaridade e trabalho colaborativo de nossa prática científica; aspectos éticos ligados à coleta e tratamento de dados digitais; políticas e boas práticas voltadas para preservação”, defende. 

Veja também no Blog de HCS-Manguinhos notícias e artigos escritos especialmente para o blog durante a pandemia, além de artigos publicados na seção Testemunhos Covid na revista HCS-Manguinhos.