Carta da SBHC a Sonia Báo, diretora de avaliação da Capes

Outubro/2019

Reproduzimos abaixo a carta da SBHC à Diretora de Avaliação da Capes solicitando a revisão da área mãe das revistas História, Ciências, Saúde – Manguinhos e Transversal.


Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2019

Ilma. Sra.
Profa. Dra. Sonia Báo
Diretora de Avaliação da CAPES
c/c prof. Dr. Claudio Henrique de Moraes Batalha
Coordenador da Área de História

Prezada Professora,

            A Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) vem pela presente solicitar que seja revista a distribuição de área de duas revistas amplamente representativas de História das Ciências: a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos e Transversal: International Journal for the Historiography of Science.

            Fundada em 1983, a SBHC constitui um marco importante no processo de institucionalização do campo de ensino e pesquisa em História da Ciência e da Tecnologia no Brasil, o qual ajudou a conformar e continua a estimular, expandir e fortalecer. Dentre as atividades da Sociedade, destacam-se a publicação da Revista Brasileira de História da Ciência, iniciada em 1985, e a promoção, a cada dois anos, do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT).

            Desde o início, a SBHC caracterizou-se pela adoção de uma perspectiva interdisciplinar da História da Ciência, no que diz respeito tanto à origem dos seus associados, quanto à natureza de suas atividades, promovendo o intercâmbio e o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas, tais como a filosofia, sociologia, antropologia, educação, além, é claro, daqueles oriundos de outros campos da própria história, bem como das engenharias e das ciências exatas, naturais e biomédicas.

            A expansão dos estudos de História das Ciências no Brasil deve muito também à expansão da Pós-Graduação no país, amplamente apoiada pela CAPES. Tal ampliação pode ser percebida na presença de alunos nos SNHCT, os quais vem sendo bastante apoiados por esta agência.

            Outro marco importante da História das Ciências no país é a criação da sub-área de História das Ciências no CNPq, no início do ano 2000, vinculada à grande área de História. Tal vitória da comunidade de historiadores da ciência denotou o amadurecimento do campo e o reconhecimento do trabalho historiográfico realizado por estudiosos provenientes de outras áreas do conhecimento. A área de História, também se caracteriza pelo diálogo interdisciplinar.

Em 1994, a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz criou a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (HCSM), importante veículo de divulgação das pesquisas de História das Ciências e da História em geral. Ao longo de seus 25 anos de existência, a Revista se consolidou como uma das mais importantes publicações da área de História, e de História das Ciências, com ênfase em história da saúde.

O PPG em História das Ciências da Fiocruz (PPGHCS), credenciado no ano de 2001, a quem a HCSM passou a se vincular, se caracteriza por uma importante nucleação que vem atraindo alunos oriundos de diversos estados do país, onde seus egressos se estabeleceram. Estes egressos atuam em diferentes PPGs, tanto na área de História, como em outras áreas das Humanidades, mantendo, assim, o caráter interdisciplinar que caracteriza a sub-área de História das Ciências. Não restam dúvidas de que o papel do PPHCS, na consolidação da história das ciências no país, e sua forte internacionalização, contribuem para atrair para a HSCM artigos publicados por historiadores.

A revista HSCM, devido a sua importância na área e pela sua forte internacionalização, é procurada por diversos historiadores, brasileiros e estrangeiros, para publicarem artigos ou mesmo organizarem números especiais, evidenciando assim, as políticas de internacionalização e divulgação da PG brasileira, levadas à cabo pela CAPES ao longo dos anos.

Com uma história bem mais recente, a Revista Transversal, de caráter interdisciplinar, foi criada em 2016, vinculada aos PPGHs da UFMG e da UFG, tendo como foco os debates sobre a historiografia da ciência. A revista analisa a historiografia da ciência produzida pela história da ciência, filosofia da ciência, educação científica e disciplinas relacionadas, consistindo na única revista da área de história, no país, integralmente publicada em inglês.

Ambas as revistas, uma consolidada e outra mais jovem, se caracterizam pela forte internacionalização – ação amplamente defendida e induzida pela CAPES – e pela interdisciplinariedade, que caracteriza a área de História das Ciências. Tais características  acabaram por prejudicar a ambos os periódicos na definição da área mãe realizada pela DAV/CAPES – a despeito de ambas estarem vinculadas a importantes PPGs da área de História: PPG em História das Ciências/Fiocruz (conceito 5); o PPG em História/UFG (conceito 5) e PPG em História/UFMG (conceito 7).

Em face de todo o exposto, a SBHC pugna a V.Sa. que as revistas História, Ciências, Saúde – Manguinhos e a Transversal sejam redirecionadas à àrea de História para que possam ser avaliadas pela área que as identifica (História) ao mesmo tempo que seja respeitada a caracteristica dos estudos de História das Ciências – a interdisciplinariedade.

Sem mais e certos de que tais situações sejam resolvidas a contento, subscrevemo-nos,

Gisele Sanglard – presidente (PPGHCS/Fiocruz)
Marta de Almeida – vice-presidente (PPGH/Unirio e Mast)
Rogério Monteiro de Siqueira – vice-presidente (PPG Estudos Culturais EACH/USP)
Anny Jackeline Torres – secretária (PPGH/UFMG)
Regina Dantas – 2ª secretária (HCTE/UFRJ)
Renilda Barreto – tesoureira (PPRER/Cefet-Rio)
Thiago Hartz – 2º tesoureiro (PEMAT/IM-UFRJ)

Saiba mais:

Periódicos Fiocruz assinam editorial conjunto para debater mudanças na avaliação da produção científica
O texto, que será publicado por todas as revistas científicas editadas na instituição, já está disponível nos Cadernos de Saúde Pública