Cadernos Franco-latino-americanos de Estudos da Deficiência é uma nova revista internacional lançada pela Rede Franco-Latino-Americana sobre Deficiência, criada em 2014. A revista de ciências humanas e sociais visa promover a pesquisa no campo da deficiência nos países de língua francesa, espanhola e portuguesa.
A publicação é aberta quanto às metodologias empregadas e disciplinas acadêmicas, promovendo todas as perspectivas críticas sobre a deficiência, assim como perspectivas comparativas, transnacionais ou globais e abordagens que busquem evidenciar a diversidade de experiências de vida das pessoas com deficiência. Os artigos serão publicados em três idiomas (espanhol, português e francês). Cada artigo será publicado em pelo menos dois idiomas e, se possível, em todos os três idiomas.
Acesse a revista Cadernos Franco-latino-americanos de Estudos da Deficiência
Leia também no Blog e na revista HCS-Manguinhos:
Compaixão, piedade e deficiência física
Deficiência e autodeterminação humana: compaixão e insensibilidade no caso Vincent Humbert, artigo de Ray Pereira (HCS-Manguinhos, v. 14, n. 1, jan/mar 2007).
O artigo discute a questão da autodeterminação de pessoas com deficiência, sem comprometimento das funções cognitivas. Traz como pano de fundo a história de Vincent Humbert, francês de 22 anos que ficou tetraplégico, cego e mudo após um acidente automobilístico no ano 2000. O sofrimento intenso do rapaz durou vários meses, resultando em insistente pedido de eutanásia aos médicos e à sua mãe. A morte de Humbert, após uma tentativa frustrada de eutanásia praticada pela mãe, reabre a polêmica em torno da eutanásia e do suicídio assistido. O autor apresenta aspectos históricos da deficiência e analisa criticamente a autonomia e a eutanásia de Humbert, consumada em 27 de setembro de 2003.