Bom Dia Rio divulga descoberta de lote de mosquitos do Museu Nacional no Instituto Pasteur

Abril/2024
 
Uma reportagem que foi ao ar no dia 2 de abril no Bom Dia Rio, jornal matinal local da Rede Globo de televisão, deu destaque à descoberta, no Instituto Pasteur, em Paris, de um lote de amostras centenárias de mosquitos da Coleção Peryassú, que compunha o acervo entomológico do Museu Nacional, no Rio, destruído num incêndio em 2018. A história foi contada primeiro em artigo publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023). 
 

Clique para assistir a reportagem do Bom Dia Rio no G1

 
A coleção estava na fase final de inventário, conduzido desde 2011 por Ricardo Lourenço-de-Oliveira, Teresa Fernandes Silva do Nascimento e Monique de Albuquerque Motta, pesquisadores do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Em 2017, Ricardo Lourenço, então pesquisador convidado do Instituto Pasteur, observava a Coleção de Artrópodes da instituição quando viu as amostras do Museu Nacional. Segundo ele, o lote é “o único testemunho físico de como foi um dia a Coleção Peryassú antes de sua total destruição, em 2018”, conforme escreveu no artigo assinado junto com Francisco dos Santos Lourenço, pesquisador do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

As amostras encontradas na França provavelmente foram entregues em mãos em 1922 a Émile Brumpt (1877-1951), professor responsável pela cátedra de parasitologia da escola francesa, em visita ao Museu Nacional. Segundo a reportagem, as amostras deverão ser trazidas de volta ao Brasil.

Assista a reportagem no G1, leia reportagem no Blog de HCS-Manguinhos, e siga para o artigo na íntegra

Leia na revista HCS-Manguinhos:

A coleção de mosquitos de Antonio Gonçalves Peryassú do Museu Nacional, Rio de Janeiro: registro de memória de um patrimônio desaparecido, artigo de Ricardo Lourenço-de-Oliveira e Francisco dos Santos Lourenço (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, volume 30, 2023)

Saiba mais:

Lote de mosquitos encontrado em Paris é o único testemunho de coleção incendiada no Museu Nacional

Em artigo na revista HCS-Manguinhos, pesquisadores da Fiocruz relatam descoberta de remanescente de conjunto centenário organizado por Antonio Gonçalves Peryassú