Artigo analisa o olhar de Tibor Jablonszky sobre o trabalho feminino no arquivo fotográfico do IBGE

Abril/2023

Clique na foto para ler o artigo em HCS-Manguinhos

Do final da década de 1940 ao início da década de 1950, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contratou seus primeiros fotógrafos profissionais – três húngaros recém-chegados ao Brasil: Tibor Jablonsky, Tomas Somlo e Stivan Faludi – que passaram a integrar os grupos de pesquisa do instituto.

Um artigo publicado há dez anos na seção Imagens da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos discute imagens e representações sobre o trabalho feminino no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 a partir do olhar de Tibor Jablonszky, enquanto fotógrafo a serviço de uma instituição de governo. 

Ao apresentar as imagens e o inventário de temas e lugares, o artigo de Vera Lucia Cortes Abrantes dá visibilidade ao arquivo fotográfico das excursões geográficas promovidas pelo IBGE para reconhecimento do território nacional, e mostra suas condições de formação e seu uso como fonte histórica. 

“O primeiro passo para determinar a série trabalho feminino na produção de Jablonszky consistiu em estabelecer uma norma de seleção das fotografias: mulheres e meninas desempenhando ocupação em seus espaços de trabalho ou moradia. Obteve-se, então, um conjunto com 116 imagens que foram categorizadas segundo as classes de trabalho feminino e trabalho feminino infantil nos seguintes temas: trabalho na agricultura familiar; trabalho doméstico e trabalho industrial. Assim, cada tema do conjunto fotográfico foi organizado segundo a atividade realizada pelas mulheres e meninas”, explica a autora.

Leia na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos: 

 O arquivo fotográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o olhar de Tibor Jablonszky sobre o trabalho feminino, de Vera Lucia Cortes Abrantes (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 20, n. 1, 2013)