Janeiro/2020
Quem consumia homeopatia no Brasil nos anos 1970, e em que contextos? No artigo Homeopatia, medicina alternativa: entre contracultura, Nova Era e oficialização (Brasil, década de 1970), Renata Palandri Sigolo, professora de História da Universidade Federal de Santa Catarina, faz uma análise sobre a divulgação e a clientela da homeopatia em meio aos movimentos de contracultura e Nova Era que surgiam no país naquela década. O período foi importante no processo de legitimação da homeopatia como especialidade médica, o que ocorre em 1980.
As fontes analisadas – artigos no Jornal do Brasil e livros destinados ao público leigo – revelam um universo heterogêneo de compreensões e utilizações da homeopatia. A autora cita o trabalho da socióloga Madel Luz, que aponta como consumidoras desde as classes populares, frequentadoras de centros de umbanda e centros espíritas, até as classes mais altas, representadas por intelectuais, artistas, estudantes, comerciantes e tecnocratas, que aderem “ideologicamente” à homeopatia. Segundo Renata, as classes médias empobrecidas, incapacitadas de pagar por serviços médicos, teriam construído a homeopatia como medicina alternativa, enquanto as classes médias altas a colocavam no conjunto de produtos da “Nova Era”.
“Os adeptos da homeopatia na década de 1970 parecem partilhar das ideias que fomentaram os movimentos de contracultura e Nova Era, mas são diferentes e ecléticos entre si, possuindo pontos de convergência e divergência. Vale a pena ressaltar que ideais da contracultura e da Nova Era se transformaram em produtos de consumo que foram incorporados à sociedade capitalista, incluindo-se aí aqueles destinados a manter ou recuperar a saúde”, afirma a autora.
O artigo integra o dossiê sobre homeopatia na América Latina e Espanha publicado na atual edição de HCS-Manguinhos (v. 26, n. 4, out./dez. 2019).
Leia em HCS-Manguinhos:
Homeopatia, medicina alternativa: entre contracultura, Nova Era e oficialização (Brasil, década de 1970), artigo de Renata Palandri Sigolo (v. 26, n. 4, out./dez. 2019)