Qual o papel histórico da ciência e da saúde pública nas epidemias no Brasil? Existem similaridades históricas nos impactos econômicos e sociais de crises sanitárias?
Para esclarecer e debater essas questões, a Academia Brasileira de Ciências convidou para o webinário “O mundo a partir do Coronavírus – História das pandemias”, nesta terça-feira, 30 de junho, às 16h, os historiadores José Murilo de Carvalho, membro das Academias Brasileiras de Ciências e de Letras e professor emérito da UFRJ e honoris causa da Universidade de Coimbra; Sidney Chalhoub, professor dos departamentos de História e de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade de Harvard (EUA) e professor titular colaborador na Unicamp; e Dominichi Miranda de Sá chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e membro da Diretoria da Associação Nacional de História (Anpuh-Rio).
Eles falarão, respectivamente, sobre a Revolta da Vacina, a racialização das pandemias e o papel das ciências e da saúde pública na história do enfrentamento das epidemias no Brasil. Os moderadores serão o presidente da Academias Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich, e o diretor da ABC, Ruben Oliven.
Faça sua inscrição gratuita e assista em: http://transmissao.abc.org.br.
Serviço:
Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.13:
HISTÓRIA DAS PANDEMIAS
Data: 3ª feira, 30/6/2020
Hora: 16h às 18h (GMT-3)
Leia mais:
Especial HISTÓRIA E CORONAVÍRUS no Blog de HCS-Manguinhos:
A interiorização da Covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública
A covid-19 no Ceará
Pandemia de Covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais
Covid-19 e quarentena em Santa Catarina: um triste experimento populacional
A ciência subordinada: coronavírus e a política científica no Brasil
Pandemia, ciência e sociedade: a Covid-19 no Paraná
Bodes expiatórios contra o mal-estar social que as doenças causam
Covid-19 avança em Moçambique
Pandemia na África do Sul
“A maioria dos sul-africanos vive em favelas densamente povoadas, nas quais o distanciamento é extremamente difícil, se não for impossível”, conta Colin Darch, da Universidade da Cidade do Cabo.Pandemia na África
Livio Sansone, professor titular de antropologia da UFBA, apresenta lados negativos e positivos em mesa internacionalPandemia: particularidades de cada lugar
Especial Covid-19: o olhar dos historiadores da Fiocruz, da COC:
Casa de Oswaldo Cruz lança especial ‘Covid-19 – o olhar dos historiadores das Fiocruz’
De acordo com Dominichi Miranda de Sá, chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde, a série trará reflexões sobre temáticas que dialogam e tornam mais transparentes dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.
Ciência, saúde e doenças emergentes: uma história sem fim
A Casa de Oswaldo Cruz lançou um especial com o olhar dos historiadores da Fiocruz sobre a Covid-19. A estreia foi com artigo de Luiz Teixeira e Luiz Alves.
O laboratório e a urgência de mover o mundo
O que a história e as ciências sociais têm a nos dizer sobre os atores, as práticas e os lugares que produzem a ciência? Simone Kropf responde, em artigo para o especial da Casa de Oswaldo Cruz sobre a Covid-19.
Oswaldo Cruz no combate às epidemias
Para o especial sobre Covid-19 da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Gisele Sanglard e Renato da Gama-Rosa Costa lembram que Oswaldo Cruz combatia, com poder de polícia, três epidemias ao mesmo tempo – peste bubônica, febre amarela e varíola.
Covid-19: historiador discute produção de consensos na ciência
Como se constroem os consensos na ciência? Por que os cientistas e as instituições de pesquisa reveem suas posições? Qual o papel dos dados nesses processos e na tomada de decisões? O historiador Robert Wegner, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, discute esta e outras questões relacionadas à pandemia neste vídeo da série especial ‘Covid-19: o olhar dos historiadores da Fiocruz’.
A covid-19 em favelas: vulnerabilidades sociais e auto-organização em Manguinhos
“As diferenças sociais, econômicas e territoriais, que incidem diretamente na capacidade de enfrentamento desta pandemia, permitem afirmar a relevância do Estado Democrático de Direito, do SUS e de políticas públicas adequadas, com foco nos princípios da equidade e universalidade, como fundamentais para a superação deste momento”, afirmam Tania Fernandes e André Lima no especial Covid-19: o olhar dos historiadores da Fiocruz, do site da Casa de Oswaldo Cruz.
Especial Covid-19: O Sistema Único de Saúde e o desafio da Covid-19
Para Carlos Henrique Assunção Paiva, Luiz Antônio da Silva Teixeira e Fernando A. Pires-Alves, pesquisadores da COC/Fiocruz, a crise traz à luz a necessidade de desenvolvimento de um sistema público de saúde efetivo, com a ampliação dos investimentos, a valorização das instituições de saúde e a independência técnica por parte das autoridades sanitárias
Especial Covid-19 | Quando as doenças viram números
As estatísticas tornam conhecidas as várias faces locais da pandemia e possibilitam a atuação de estados e municípios de forma eficiente e rápida na distribuição de recursos e no socorro à população, afirma Thayane Lopes Oliveira no Especial Covid-19 da Casa de Oswaldo Cruz
Local: http://transmissao.abc.org.br