Abecedário da saúde da criança chegou de NY ao Rio em 1925

Dezembro/2025

Alphabeto da saúde da criança, capa do livro traduzido e adaptado para o português em 1925

Capa do Alphabeto da saúde da criança, traduzido e adaptado para o português em 1925

Há cem anos, em 1925, chegou ao Rio de Janeiro, vindo dos EUA, um pequeno livro ilustrado de 27 páginas chamado Alphabeto da saude da criança, publicado pelo Serviço de Propaganda e Educação Sanitária da Diretoria de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro em colaboração com a American Child Health Association

Com autorização da editora The Macmillan Company, o abecedário, que reúne 25 lições ordenadas segundo as letras do alfabeto, foi traduzido e adaptado para o português pelo médico-educador José Paranhos Fontenelle (1885-1975) do original Child health alphabet, de Mrs. Frederick Peterson, publicado em Nova York em 1918.

J.P. Fontenelle estagiou na Universidade Johns Hopkins, com bolsa da Fundação Rockefeller. No artigo De Nova York para o Rio de Janeiro: a viagem de um livro, 1925, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 32, 2025), a professora Heloísa Helena Pimenta Rocha, da Faculdade de Educação da Unicamp, apresenta a obra como uma fonte significativa para a compreensão dos processos de produção e circulação transnacional de impressos destinados ao ensino de noções de higiene e saúde.

A professora estudou um exemplar do acervo da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Coleção Lourival Ribeiro). Segundo ela, o livro pode ajudar a compreender algumas das dimensões das relações entre o Brasil e os Estados Unidos, no período, oferecendo pistas sobre os acordos entre órgãos governamentais brasileiros de saúde pública, agências internacionais e organizações estadunidenses da sociedade civil, envolvendo formação de profissionais e publicação de impressos.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

De Nova York para o Rio de Janeiro: a viagem de um livro, 1925, artigo de Heloísa Helena Pimenta Rocha (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 32, 2025)