Novembro/2015
“A saúde pública e a enfermagem na Argentina”, livro organizado por Carolina Biernat, Juan Manuel Cerdá e Karina Inés Ramacciotti (Universidade Nacional de Quilmes, 2015), analisa os principais problemas ligados à execução das políticas de saúde na Argentina e os desafios em torno da profissão de enfermagem.
Os autores detalham como a evolução da saúde pública de questão ligada à caridade, nos primeiros anos do século passado, a política de Estado, durante o primeiro governo peronista (1946-1955), e discutem uma grande transformação na década de 1990. O objetivo do livro é apresentar um conteúdo claro e acessível sobre as discussões centrais da nova historiografia sobre a saúde e a doença.
O livro também relata o surgimento, desenvolvimento e consolidação da enfermagem na Argentina, uma profissão que teve uma importância gradual com o aumento da visibilidade da saúde pública no século XX. A obra ainda ajuda a compreender melhor o debate e implementação de políticas sociais do governo argentino e sua influência sobre a cena atual nacional.
Em entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos em espanhol, Karina Ramacciotti, membro do Conselho Editorial de HCS-Manguinhos, resume as principais idéias da obra e explica a sua contribuição pedagógica e historiográfica.
Leia a entrevista:
La salud pública y la enfermería en la Argentina
Leia em HCS-Manguinhos:
Diálogos transnacionales entre los saberes técnicos e institucionales en la legislación sobre accidentes de trabajo, primera mitad del siglo XX, artigo de Karina Ramacciotti