A saúde em Lisboa no início do século XX sob um olhar artístico e científico

Dezembro/2024

Jorge Marçal da Silva no seu laboratório de fotografia em sua casa

Jorge Marçal da Silva no laboratório fotográfico em sua casa

Jorge Marçal da Silva (1878-1929) fez parte de uma geração de médicos portugueses que cultivaram, como amadores, o interesse pela fotografia.

“Suas fotografias captavam o olhar das pessoas, os ambientes, os ofícios e a assistência aos doentes, nos hospitais, mas as suas lentes de médico não dissociavam a realidade captada pela câmara daquela que provavelmente seria a sua intenção, a de melhor entender como integrar a relação entre conhecimento e prática no exercício da sua profissão”, afirma Manuel Mendes Silva em artigo publicado na seção Imagens do suplemento A evolução do hospital e a gestão da saúde: entre o local e o global, do volume 31, 2024, da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

No artigo A saúde e a medicina portuguesas no primeiro quartel do século XX pelas lentes de Jorge Marçal da Silva, Manuel Mendes Silva, que é presidente da seção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa, explica que a coleção de fotografias, preservada pela família do médico, serve como fonte de reflexão historiográfica para a história da medicina portuguesa.

Segundo o autor, as fotografias ilustram “o modus vivendi da população portuguesa, no interior rural, no litoral piscatório e na vida citadina, bem como algumas das que retratam os ambientes hospitalares e a assistência médica na capital”.

Enfermaria, Hospital de São José, Lisboa, 1911. Foto de Jorge Marçal da Silva.

Enfermaria, Hospital de São José, Lisboa, 1911. Foto de Jorge Marçal da Silva.

“A fotografia de Jorge Marçal da Silva emerge como uma janela singular para a compreensão da sociedade portuguesa durante a primeira metade do século XX. Através de suas lentes, somos transportados para um panorama sanitário marcado por profundas assimetrias sociais, em que a pobreza e as condições precárias de higiene se entrelaçam”, revela.

Leia o artigo na íntegra:

A saúde e a medicina portuguesas no primeiro quartel do século XX pelas lentes de Jorge Marçal da Silva, Manuel Mendes Silva (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 31, 2024)