Setembro/2019
Inovações que impactam rotinas editoriais, como os preprints e outras propostas da ciência aberta, ressignificam o papel dos editores e dos periódicos científicos. Na Carta do Editor do novo número da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol.26 no.3 jul./set. 2019), André Felipe Cândido da Silva comenta como a comemoração dos 25 anos da revista com o workshop “Presente e futuro das publicações de história” permitiu ampliar os debates entre editores científicos do Brasil, Argentina, Colômbia e México sobre o impacto destas mudanças nas suas rotinas editoriais. O evento foi realizado de 26 a 28 de junho na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Cândido da Silva também ressalta na Carta que História, Ciências, Saúde – Manguinhos consolidou-se nacional e internacionalmente como uma revista especializada em história da medicina, da saúde pública e das ciências da vida que promove, a partir da história, o diálogo com variados campos do conhecimento.
O editor anuncia ainda mudanças na composição do comitê editorial e despede-se, ele próprio, da editoria científica, que ocupou nos últimos quatro anos, passando a acompanhar a revista na função de editor adjunto. Marcos Cueto segue como editor-científico pelo próximo quadriênio. Saiba mais na Carta do Editor e acesse o sumário com links para todos os artigos da edição em acesso aberto.