Fevereiro/2023
“Mais que analisar a história da fome, é necessário compreender de que modo ela foi entendida historicamente, e quais causas e soluções emergiram em diferentes contextos e lugares para dar conta do fenômeno”. A explicação é do historiador Rômulo de Paula Andrade, da Casa de Oswaldo Cruz, e consta na resenha Fome, um objeto da história?, sobre o livro El hambre de los otros: ciencia y políticas alimentarias en Latinoamérica, siglos XX y XXI, editado por Stefan Pohl-Valero e Joel Vargas Dominguez (Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2021), publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 29, n. 4, out/dez 2022).
Segundo a resenha, há no livro um esforço colaborativo para abordar, em perspectiva histórica, as relações entre ciência, Estado e políticas públicas na concepção e na gestão dos problemas alimentares na América Latina.
“Os capítulos demonstram a riqueza dos estudos sobre os sistemas alimentares e sobre as políticas voltadas para o combate à desnutrição”, recomenda o pesquisador.
Leia em HCS-Manguinhos:
Fome, um objeto da história?, Rômulo de Paula Andrade, resenha sobre o livro El hambre de los otros: ciencia y políticas alimentarias en Latinoamérica, siglos XX y XXI, de Stefan Pohl-Valero e Joel Vargas Domínguez (Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2021)